Análise – Runbow

analise_runbow_1_portugalgamers

Runbow marca a entrada de um novo estúdio indie no mercado no universo Nintendo, trazendo com ele uma série de novas mecânicas muito divertidas.

Este exclusivo Nintendo eShop, junta os estilos de plataformas, corrida e batalha, com um ritmo muito intenso e divertido acompanhado por uma banda sonora, viciante, que marca um passo muito acelerado e eleva o jogo a uma dimensão de diversão muito alta.

Para completar um jogo já muito promissor, foi incluída uma mecânica inovadora que trás ainda mais diversão a este título, a cor de fundo do nível está constantemente a circular numa paleta predefinida, alterando comportamento do nível conforme a cor atual. Pois todos os objetos que forem da mesma cor, que a cor atual de fundo desaparecem até a próxima mudança de cor (em modo normal esta transição ocorre, aproximadamente, a cada 5 segundos). Ou seja, podemos estar numa plataforma por cima de um abismo e essa plataforma desaparecer, fazendo-nos cair ou existirem estalagmites que desaparecem com a mudança de cor permitindo passar em zonas até aí inacessíveis, ou mesmo ficar bloqueado numa parte do nível.

Taça que indica a meta, o primeiro jogador a chegar a está é o vencedor.

Taça que indica a meta, o primeiro jogador a chegar a está é o vencedor.

O objetivo principal do Runbow é ser o primeiro jogador a apanhar a taça que está no final do nível, para isso é preciso ser mais rápido e eficiente que os outros corredores.

Para nos ajudar neste objetivo, ao longo dos níveis existem múltiplos power-ups, que ao contrário da sua aparência positiva também trazem algumas dificuldades acrescidas para os jogadores que os apanhem, todos os power-ups têm a mesma aparência até serem apanhados. Por exemplo o power-up de aumento de velocidade faz com que o jogador que o apanhe tenha um pico de corrida na direção em que estava a caminhar, e sendo que os power-ups se ativam automaticamente, se o corredor estiver em cima de uma plataforma de pequenas dimensões vai cair abaixo da plataforma. Também é possível saltar por cima de outros jogadores e atacá-los de forma a atrasar a sua progressão ou até mesmo atirá-los contra armadilhas.

Sendo este jogo de velocidade e side scrolling, podemos também derrotar outros corredor apenas por fazer com que eles fiquem para trás no nível, sendo que o corredor que está a frente que controla a posição da câmara, quanto mais para a frente estiver mais a câmara está a frente. Se por exemplo outro jogador estiver com dificuldades a ultrapassar um obstáculo e for apanhado pela traseira da câmara é automaticamente derrotado.

Os níveis neste jogo estão muito bem desenhados, tendo praticamente todos o mesmo nível de dificuldade mas com diferenças suficientes para a perícia do jogador estar constantemente a ser testada, também se aproveitam muito bem da mudança de cor que está constantemente a ocorrer.

Ecrã entre níveis tem sempre uma sátira ao resultado do nível cessante.

Ecrã entre níveis tem sempre uma sátira ao resultado do nível cessante.

É muito claro que o Runbow foi construído com o objectivo de ser um grande jogo de multi-jogador, permitindo até 9 jogadores em simultâneo na maioria dos modos de jogo disponíveis, sendo possível utilizar qualquer comando Wii ou Wii U.

Runbow está muito bem preenchido com personagens de outros jogos indie para as plataformas da Nintendo, como o Shovel Knight, sendo as mesmas desbloqueadas conforme se vai jogando ou completando determinados objectivos. Tendo também um sentido de humor muito forte, que vai brincado com as derrotas dos jogadores, trazendo muita animação a qualquer jogo casual entre amigos, tornando rapidamente um encontro muito competitivo, é impossível não ter essa reação quando se joga este jogo.

No outro lado da navalha está o modo de um jogador deste jogo, que é aborrecido e sem interesse, sendo esta uma falha grande deste excelente título.

Opinião final:

Runbow para a Wii U oferece aos seus jogadores uma experiência multi-jogador fantástica, oferecendo horas de diversão para grupos de amigos que se juntem para uma sessão de jogo bem passada. Diversão esta acompanhada com óptimas mecânicas de jogo e uma banda sonora incrível.  Sem dúvida um jogo a não perder, principalmente para os encontros com amigos.

O que gostamos:

  • Modos de jogo muito variados;
  • Banda sonora muito animada;
  • Modos multi-jogador muito divertidos;
  • Ritmo de jogo acelerado;
  • Sentido de humor.

O que não gostamos:

  • Modo de um jogador, pouco apelativo.

Nota: 7,5/10