Análise – Shutshimi

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Através da Nintendo eShop, várias equipas de pequenas dimensões têm publicado os seus jogos e têm tido a oportunidade de fazer sucesso com os seus jogos, existindo já uma considerável coleção de jogos indie na plataforma online da Nintendo 3DS e da Wii U.

Um destes jogos, Shutshimi, foi lançado no passado dia 28 de abril e apresenta-se como um dos mais simples títulos desta mesma coleção, tendo uma estrutura idêntica à dos jogos lançados para as máquinas arcade, em que o objetivo passa pela conclusão sucessiva de rondas, com vista a se alcançar o maior número de pontos possível e, por conseguinte, a alcançar novos records.

Shutshimi: Seriously Swole coming soon to Wii U

Shutshimi também tem modo multijogador.

Nesta aventura, controlamos um peixe equipado com uma arma e que vai defrontando outros peixes cada vez mais fortes, tendo também encontros com submarinos ou objetos humanos, os bosses do jogo. De maneira a vencer os nossos inimigos devemos movimentar-nos de para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita num plano bidimensional, enquanto escapamos dos nossos inimigos e dos seus ataques

Sempre que acabamos uma ronda, somos levados até um ecrã em que estão disponíveis 3 bónus aleatórios, de entre os quais podemos escolher apenas um. No entanto, não temos todo o tempo do Mundo e, por isso, temos de decidir rapidamente qual o bónus que queremos. O tempo de escolha é curto de mais, não dando sequer para ler o que cada bónus oferece, tendo-se de escolher rapidamente e um pouco à sorte um dos três. Estes bónus podem ir desde aumentar o número de tiros ou a sua cadência até diminuir o número de inimigos ou substituir as comuns balas por balas de canhão, passando por aumentar a nossa defesa ou dar uma nova vida.

Tirando este ecrã de escolha de bónus, as opções que podemos alterar no menu e alguns extras, em que podemos ver os nossos achievements, os nossos records ou chapéus, não existe mais nada a explorar em Shutshimi, sendo este um jogo demasiado simples e pouco profundo. Devido a esta falta de conteúdo, rapidamente o jogo perde o seu interesse, o que é uma pena, dado que é uma experiência divertida no seu género.

Existem vários bosses com vários estilos em Shutshimi.

Divertido deveras, tanto pela maneira como controlamos a ação, como pelos encontros aleatórios que se vão registando ao longo do jogo e pela arte do mesmo. De facto, a arte de Shutshimi é, talvez, o seu maior ponto forte, dado que o estilo idêntico a jogos como Broforce está em perfeita sintonia com o feeling que o jogo tenta e consegue passar.

Opinião Final:

Shutshimi é mais um jogo indie na Nintendo eShop sem nada que o faça destacar-se em relação aos outros. É, não obstante, divertido e uma boa companhia para curtas sessões de jogo, com visuais e um ambiente engraçados, algumas boss fights engraçadas e uma jogabilidade sólida no género. Apresenta, no entanto, também algumas falhas, como a gritante falta de conteúdos.

Do que gostamos:

  • Arte e do feeling do jogo;
  • Jogabilidade divertida.

Do que não gostamos:

  • Tempo de escolha de bónus;
  • Demasiado simples e com falta de conteúdos.

Nota: 6/10