Análise – Sin and Punishment: Successor of the Skies

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Recentemente a Nintendo tem feito questão de trazer para a Wii U alguns clássicos da Wii, desde o Metroid Prime: Trilogy até Pandora’s Tower, permitindo que nosso jogadores da consola possam desfrutar destes títulos sem ter que procurar uma cópia física.

Sin and Punishment: Successor of the Skies não foi exceção e já foi adicionado ao catálogo da Wii U eShop. O primeiro Sin and Punishment da Nintendo 64 foi lançado no Ocidente apenas através da Virtual Console uns anos mais tarde, mas o seu sucesso levou a que fosse lançada esta sequela, que agora nos é trazida à Wii U.

Sin and Punishment é na sua essência um rail shooter que nos leva ao longo de diversos níveis em 3D, lutando contra hordas de inimigos enquanto damos o nosso melhor para que a nossa personagem se desvie dos ataques voando, saltando e deslizando pelo chão, trazendo uma dinâmica diferente do que estamos habituados. Permitindo escolher entre duas personagens, Isa e Kachi, para nos guiar na luta entre o Outer e o Inner Space. O jogo começa com Isa e Kachi a despenharem-se na sua nave. Como um mal nunca vem só, vêem-se rodeados de intrusos, atirando-nos de imediato para a ação.

Sin and Punishment: Successor of the Skies leva-nos a um ambiente desolado e repleto de inimigos

Sin and Punishment: Successor of the Skies leva-nos a um ambiente desolado e repleto de inimigos.

Apesar de ser possível utilizar o Wiimote e o Nunchuck, é também possível utilizar o gamepad da Wii U, permitindo jogar na televisão (onde os gráficos poderão ser, sinceramente, horríveis devido a não se adaptarem de todo às novas televisões) ou diretamente no gamepad. Apesar do pequeno ecrã, a ação frenética é perfeitamente percetível e divertida, havendo apenas breves momentos para recuperar o fôlego antes de surgir uma nova vaga de inimigos. Apesar de o gamepad da Wii U não ser a opção mais ergonómica de sempre, os controlos estão bem adaptados, não obrigando a ginásticas impossíveis para conseguir um controlo fluído do jogo.

Ao nível dos movimentos, podemos controlar Isa e Kachi principalmente para nos desviarmos dos ataques inimigos ou para movermos a nossa mira. Sendo um rail shooter, o progresso ao longo dos níveis é feito automaticamente à medida que vamos destruindo inimigos enquanto tentamos salvaguardar a nossa lifebar ao máximo. Quanto aos ataques, temos a opção de disparos contínuos, outra das opções são os ataques corpo a corpo ou ainda um único disparo mais poderoso que permite não só destruir os inimigos que estão mais próximos da nossa personagem mas ainda refletir misseis e bombas contra os mesmos, evitando os seus ataques e causando mais danos.

Sin and Punishment: Successor of the Skies traz ainda um modo multijogador, mas infelizmente o mesmo limita-se a adicionar uma segunda mira, sem a presença de uma segunda personagem no ecrã e com algumas limitações de jogo (não tendo sequer a opção de se fixar nos alvos ou até fazer ataques mais poderosos). Assim o modo multijogador acaba por se limitar a ter um apoio por parte do segundo jogador, tornando a experiência cooperativa um pouco aquém do que seria esperado.

Os gráficos são bem bonitos para Wii… se jogarem numa televisão mais antiga

Os gráficos são bem bonitos para Wii… se jogarem numa televisão mais antiga.

Para tentar expandir a experiência de jogo para além do já apresentado, existe ainda a possibilidade de competir com o maior número de pontos nas tabelas de classificação presentes online, adicionando assim um desafio extra e incitando a revisitar os níveis já completados.

Os gráficos não são nada de espetacular, considerando que foram feitos para a Wii mas a sua idade é ainda mais notória nas novas televisões, ficando a imagem bastante “pixelizada” e esticada, acabado por ser um detrimento à experiência de jogo, sendo recomendada a utilização ou diretamente do ecrã do gamepad (o que é uma opção viável mas não de todo ideal). Podem ainda experimentar numa televisão mais antiga, sendo necessária uma extrema otimização para poder utilizar um aparelho atual. Relativamente ao trabalho vocal, felizmente é possível selecionar as vozes japonesas originais, já que as inglesas são no mínimo medíocres.

Em suma, Sin and Punishment é uma adição muito bem-vinda às opções de jogos da Wii U, destacando-se dos já conhecidos títulos da Nintendo e oferecendo uma experiência de ação bem diferente daquilo a que estamos habituados.

Opinião Final:

Divertido e caótico, Sin and Punishment é uma adição perfeita ao catálogo da Wii U eShop, demonstrando não só as capacidades do gamepad como uma espécie de portátil caseira mas também (esperemos!) muitos e mais jogos da era Wii. A sua ação frenética não traz muito após completarmos o jogo mas é uma lufada de ar fresco no seu género e no catálogo de jogos de ação presentes na Wii U.

O que gostamos:

  • Ação frenética;
  • Controlos fluídos e bem adaptados à Wii U, para além do Wiimote;
  • Ilusão de espaços abertos bem conseguida num rail shooter.

O que não gostamos:

  • Trabalho vocal em inglês medíocre;
  • Gráficos afetados negativamente e com mau aspeto em televisões mais recentes – não tendo havido optimização.

Nota: 8/10