Análise – Star Fox 64

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De maneira a celebrar o lançamento de Star Fox Zero para a Wii U, cuja análise podem ler aqui, a Nintendo resolveu disponibilizar, através da Virtual Console da sua consola doméstica, Star Fox 64, reconhecido por muitos como o melhor jogo desta série de combate entre naves espaciais.

Nesta versão para a Virtual Console, como tem vindo a ser costume, a Nintendo não fez qualquer tipo de modificação e o jogo chega-nos exatamente como foi lançado há 18 anos, sem tirar nem pôr. Esta constância, por um lado, poderá ser boa para se ficar a saber ou para relembrar como se jogava na época em que foi lançado, mas que é, na esmagadora maioria das vezes algo de negativo. Neste jogo em específico, devido à configuração do comando da Nintendo 64 ser diferente da configuração do Wii U GamePad, o tutorial torna-se bastante confuso, uma vez que muitos jogadores (entre os quais me incluo) não se lembram ou não sabem que no comando original existiam, não um, mas dois D-pads, um deles correspondendo aos botões C. Ora, dado que o jogo permanece o mesmo, sem a mais pequena alteração, então também a nomenclatura  dos botões permanece alterada, tendo-me demorado um pouco até perceber que os botões C correspondiam aos movimentos do analógico direito. Esta não existência de alterações ao título original e a falta de preocupação em alertar os jogadores para qual a correspondência de botões entre o comando da consola em que estão a jogar e a consola para a qual o jogo foi lançado é, pois, um dos pontos negativos destes relançamentos e que continua a ser alvo de críticas de minha parte.

Um sapo, um coelho, uma raposa e um falcão: eis os heróis do sistema de Lylat.

Em Star Fox 64 controlamos Fox McCloud, o famoso membro da força militar Star Fox que, juntamente com os seus companheiros – Peppy (um coelho), Falco (um falcão) e Slippy (um sapo) – tem de proteger o sistema Lylat de mais uma invasão protagonizada por Andross, um temível emperador maléfico. De maneira a impedir os seus planos partimos, assim, na Arwing (a nossa nave) até Corneria, um planeta parecido com a Terra e onde esta épica aventura começa.

Lançado originalmente para a Nintendo 64 (em 1997, um ano após o lançamento da consola), Star Fox 64 foi um dos primeiros jogos totalmente a três dimensões, tendo, por isso, como muitos jogos da consola, cenários, personagens e objetos pontiagudos e com poucos polígonos, o que, devido aos efeitos a que hoje em dia estamos habituados, poderá ser suficiente para afastar um certo público que não se consiga abstrair desta enorme regressão. Não obstante, a nível de controlos e a nível de divertimento, Star Fox 64 mantém-se inalterável, apresentando inimigos difíceis de abater, para além de transmitir com bastante eficácia a importância do trabalho de equipa, sempre de uma maneira divertida e não frustrante, sendo muito simples pilotar a Arwing – a parte difícil está em completar a missão com a nave ainda operacional.

Ao longo dos vários níveis teremos de proteger os restantes membros da equipa Star Fox.

Enquanto controlamos os movimentos da Arwing com o analógico esquerdo, temos de disparar tiros com o botão A (que ao mantermos premido faz com que carregamos um único tiro mais potente) ou lançar uma bomba com o botão B, que causa grandes danos a alvos terrestres ou que voem a uma baixa altura. Ao longo destas expedições muitos são os obstáculos que temos de enfrentar, como naves e robôs inimigos ou ainda o Star Wolf, o nosso grande rival – como que um Fox McCloud do lado negro. Vamos também encontrando diversos bosses, em que devemos, em semelhança com os jogos The Legend of Zelda, estudar cuidadosamente os seus movimentos para descobrirmos as suas fraquezas e qual a melhor maneira de evitarmos sofrer danos.

Barrel roll, sempre a melhor solução!

Em termos de banda sonora e som, Star Fox 64 fez furor na época em que foi lançado, sendo dos primeiros jogos produzidos pela Nintendo em que os personagens têm vozes, em oposição a séries como The Legend of Zelda ou Pokémon, que ainda hoje não têm vozes. Para além deste feito, o jogo é também fonte de vários diálogos e citações engraçadas que ainda hoje são frequentemente empregues em vários fóruns e páginas pela Internet a fora, como as milhões de vezes que Peppy diz «Do a barrel-roll!». A banda sonora está também muito bem implementada e combina perfeitamente com o que está a acontecer no ecrã. O som é, por isso, um dos aspetos mais positivos deste clássico de culto.

Apesar de todos estes pontos positivos, há que referir que já está disponível uma versão remasterizada de Star Fox 64 para a Nintendo 3DS, com efeitos melhorados, um efeito 3D implementado e ainda um modo multijogador online, exclusivo dessa versão, que se encontra neste momento a um preço mais acessível na Nintendo eShop e em várias lojas do país. Recomendo, portanto, que caso tenham interesse neste jogo, optem pela versão da Nintendo 3DS, dado que está melhor em todos os aspetos e se encontra a um preço relativamente baixo.

Opinião final:

Star Fox 64, para muitos um dos melhores jogos da Nintendo 64 e o melhor jogo desta série de batalhas espaciais, embora tenha perdido muito em termos de beleza de efeitos e nos detalhes dos cenários, continua divertido e com controlos que ainda hoje se sentem bem implementados, sendo fácil pilotar a Arwing ainda hoje. O jogo é também um dos primeiros com voice-acting, em que os personagens têm diálogos engraçados entre si.

Do que gostamos:

  • Maneira de controlar a ação simples e intuitiva;
  • Apresenta vários desafios sem, no entanto, se tornar frustrante;
  • Diálogos e banda sonora bem executados;
  • Variedade de inimigos, cenários e bosses.

Do que não gostamos:

  • Efeitos visuais sofreram muito com a passagem do tempo;
  • Versão Virtual Console sem qualquer alteração relativamente ao original;
  • Star Fox 64 3D torna este lançamento irrelevante.

Nota: 8/10