Análise – Star Fox Zero

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Já há uns bons aninhos que não tínhamos um título original da saga Star Fox, com o último jogo a ser lançado sendo um remake de Star Fox 64. Passado uns tempos, eis que nos chega não uma sequela, não uma prequela mas uma espécie de reboot deste último.

Aqui assumimos mais uma vez o papel de Fox McCloud, nos controlos da sua Arwing. Todas as personagens já bem conhecidas dos fãs juntam-se a ele… e sim, o Slippy também. Andross está de volta e o General Pepper necessita da ajuda de Fox McCloud e da sua equipa para derrotar a ameaça intergalática. Mais uma vez serão os salvadores da galáxia mas garanto-vos que não sentirão que isto será mais do mesmo.

A jogabilidade está largamente inalterada e se jogaram os títulos anteriores sentir-se-ão em casa… ou quase. Zero decidiu abanar um pouco as coisas e tomar partido do comando da Wii U. O que é tanto bom como mau. Vamos por partes, num dos ecrãs têm uma visão mais abrangente que vos permite controlar a Arwing com mais perícia para se desviarem dos vários obstáculos. No entanto, a vossa pontaria sofrerá bastante e é aqui que entra o gamepad da Wii U. O segundo ecrã dá-vos uma visão do cockpit que permite que foquem a vossa atenção nos vossos inimigos. Na teoria isto soa fantástico. Na prática nem tanto.

Ao invés de certos jogos que conseguiram implementar o comando como parte integrante do jogo sem o tornar um acessório incómodo, Zero não consegue bem o mesmo feito na perfeição. Não quer dizer que o jogo não seja jogável, é. Os controlos requerem alguma habituação e existe definitivamente uma curva de aprendizagem um pouco elevada mas após perceberem a mecânica da coisa, conseguirão avançar pelos vários níveis. Apesar de provavelmente irem de encontro a muitos obstáculos ao tentarem olhar para os inimigos pelo cockpit. O ponto positivo é que podem sempre alternar a imagem que preferem entre o gamepad e a vossa televisão, o que acaba por facilitar um pouco as coisas. Ainda assim, à medida que se forem habituando e principalmente forem conhecendo os diversos níveis, a experiência torna-se mais fluída e definitivamente menos confusa – e mais divertida.

Assumam os controlos da Arqing e ajudem a salvar a galáxia... explodindo umas quantas naves pelo caminho.

Assumam os controlos da Arqing e ajudem a salvar a galáxia… explodindo umas quantas naves pelo caminho.

Apesar da confusão inicial e da adaptação que a jogabilidade requer, Star Fox Zero consegue ser desafiante sem ser injusto para com o jogador, quanto mais não seja pelo desafio de querer fazer mais e melhor em cada nível, adquirindo medalhas e indo desbloqueando mais conteúdo. Os checkpoints não são muitos e pode ser aborrecido quando damos um passo em falso e nos vemos a braços com o mesmo nível todo desde o início, mas no fundo é uma questão de prática e treino, para nos tornarmos cada vez melhores aos comandos da Arwing.

Onde Zero verdadeiramente brilha é no modo co-op. Todas as missões podem ser jogadas a solo ou em modo cooperativo local e se tiverem a possibilidade, acreditem que é muito mais divertido jogar acompanhado. Em vez de terem de fazer malabarismo entre perspetivas visuais, um dos jogadores fica responsável pelo movimento da Arwing (utilizando o comando da Wii e o Nunchuck ou o Pro Controller) e o outro pelas armas. É sempre divertido começarem a berrar com o vosso parceiro porque este decidiu começar a brincar e tirou-vos toda a visibilidade. Obriga a algum trabalho de equipa mas traz também um novo fôlego à jogabilidade, adaptando-se na perfeição à realidade de jogo cooperativo.

Seja a solo ou em co-op, têm à vossa disposição uma enorme variedade de veículos, quer sejam aéreos ou terrestres. E sim, a galinha Arwing está de volta. Enquanto estão a tentar livrar-se dos inimigos, poderão ver-se a braços ou com o Corridor Mode – uma vertente mais on-rails onde o foco é em desviarem-se dos obstáculos e sobreviverem até chegarem ao vosso objetivo – ou com o All-Range – onde têm mais liberdade para se movimentarem e voarem com a Arwing. Muitas das vezes terão de adaptar o vosso modo de jogo à realidade de um novo veículo e é aqui que entra o modo Training. Aqui, poderão passar por uma espécie de tutoriais (um para cada veículo) que vos permitirá melhorarem as vossas capacidades de navegação e condução tantos de naves como de veículos terrestres, como já foi mencionado.

Para além de naves e galinhas robóticas, têm à vossa disposição vários outros veículos, como tanques.

Para além de naves e galinhas robóticas, têm à vossa disposição vários outros veículos, como tanques.

Graficamente, preparem-se para ficarem deslumbrados. Zero é um festival de cor, bem à moda Nintendo e no meio de toda a ação, nunca notei slowdowns de qualquer tipo. A fluidez é grande e notória e a ação decorre sem quaisquer soluços que nos possam atrapalhar a meio do jogo. Por outro lado, apesar de ser agradável a nível visual, seria bom termos uma experiência mais espetacular, tomando totalmente partido das capacidades da WiiU. Principalmente no que toca às batalhas espaciais, acaba por faltar o fator wow que faria toda a diferença. Não me interpretem mal, os gráficos estão com bom aspeto mas tendo em conta que a Nintendo nunca descura esta questão, a expetativa era alta face ao que obtivemos. A nível sonoro, apesar de a qualidade já ser aquilo a que estamos habituados, é de notar que todas as vozes e alguns efeitos sonoros saiem diretamente do gamepad. Na teoria, entendo a ideia, simular o cockpit e tal. Na prática, acabamos por ter som com baixa qualidade e que apenas pode ser ouvido através do gamepad. O som roufenho pode até ajudar a simular os intercomunicadores mas na realidade é preferível direccionar o som para a televisão, desativando a opção de som 3D.

Como já é habitual na maior parte dos jogos para a WiiU, Starfox Zero tem também compatibilidade com amiibos. No entanto, tenho que destacar que esta compatibilidade não se estende a todas as figuras já lançadas mas apenas às de Starfox, como Fox e Falco. O que é pena, porque há sempre o potencial de adicionar pequenos elementos de outros franchises da Nintendo que dão sempre um sorriso aos fãs. Ainda assim, Starfox Zero decerto arrancará muitos sorrisos e muitas horas de diversão, quer seja a fãs já bem conhecedores da série como a novos jogadores que aqui terão a sua primeira experiência.

Opinião final:

Star Fox Zero é a sequela/prequela, qualquer coisa que os fãs já mereciam há algum tempo. Adaptando o hardware da Wii U à realidade Star Fox, não é fácil e não foi perfeito mas ainda resultou numa das experiências mais divertidas do catálogo da Wii U, quer seja sozinho ou acompanhado. Com um bom nível de dificuldade e desafio, Star Fox Zero faz jus ao seu nome e consagra-se como uma das aquisições obrigatórias para quem quer tenha uma Wii U.

O que gostamos:

  • Modo co-op local para dois jogadores divertido e bem implementado;
  • Implementação do gamepad da Wii U como parte integrante do jogo;
  • Gráficos límpidos e com boa fluidez…

O que não gostamos:

  • …mas que poderiam ser bem melhores, considerando as capacidades da WiiU;
  • Utilização do ecrã do gamepad juntamente com a televisão requer alguma adaptação e habituação;
  • Vozes e alguns efeitos sonoros  reproduzidos apenas  gamepad com baixa qualidade.

Nota: 8/10