
A saga Star Wars está de regresso com um novo capítulo, Star Wars: Battlefront. Após a DICE ter lançado a versão Alpha e Beta do jogo, o mesmo promete ser um dos melhores “shooters” deste ano.
Com uma forte vertente online Star Wars: Battlefront, vem dar ao jogador um jogo cheio de novidades e não só, com vários modos online que tem disponível, bem como a nível de diversidade de cenários. O jogo está dividido quatro planetas: Hoth, Tatooine, Endor e Sullust. Os mesmos são diversificados e dá a oportunidade ao jogador de ir alternando pelos vários cenários que temos disponíveis.
A “magia” da saga Star Wars está presente como seria de esperar, conforme a Beta que saiu antes da versão final do jogo. O jogo promete dar ao jogador várias horas de jogo, conforme as últimas tendências de jogos online, em que muitos jogadores preferem a vertente online e claro conseguem partilhar com os amigos experiências de jogo diferentes.
Star Wars sendo um jogo “shooter”, como não podia deixar de ser, iremos ter várias batalhas entre heróis e vilões, em que poderemos jogar as mesmas, através do modo cooperativo online ou local. Apesar de apenas termos alguns modos para jogar sozinhos através das missões, as mesmas acabam depressa, seria de esperar um modo de campanha da saga Star Wars, mas tal não aconteceu.
No modo Training podemos melhorar a condução dos veículos.
Temos presente no jogo alguns modos a solo, como o modo Training, em que podemos como o próprio nome indica, treinar para melhorarmos o nosso sistema de batalha ou até mesmo o controlo de veículos, pois em alguns modos de jogo online e local vão ser fundamentais para derrotarem os inimigos. Por cada nível são vos propostos concluírem três desafios a fim de conseguirem ganhar três estrelas, experiência e dinheiro no jogo (créditos). Para quem está a iniciar o jogo, este é um modo fundamental para que o jogador se consiga inserir mais depressa na aventura, conseguindo usar todas as armas e veículos que irá ter à disposição ao longo das batalhas.
Os restantes modos podem jogar a solo ou cooperativamente até dois jogadores, são Survival, Battles (ou Hero Battles) entre outros que estão subdivididos.
No modo Survival, já foi possível testar durante a Beta e a Demo para quem teve a oportunidade de experimentar. O modo é composto por várias rounds – waves, em que temos de derrotar alguns inimigos. Após cada wave a dificuldade vai aumentado e conforme a progressão vamos ganhando mais dinheiro (créditos) e experiência no jogo.
Após progredirem ao longo das várias waves podem alterar a dificuldade de jogo, mas vão chegar a um certo ponto que mesmo a jogar sozinho ou com outro jogador irá torna-se demasiado difícil. Podem ainda conquistar em cada wave alguns itens colecionáveis bem como pickups, que vos irão ajudar a derrotar os inimigos. Não vai ser fácil neste modo conseguirem concluir os desafios para obterem as três estrelas, mas após praticarem este modo durante algum tempo vão acabar por conseguir. Este modo poderá ser um dos mais interessantes e com uma duração mais longa para jogarem com outra pessoa, pois podem combinar estratégias para conseguirem eliminar todos os inimigos.
Outro dos modos é Battles que está subdividido em outros modos de jogo. Neste modo, podemos jogar com heróis nas Hero Battles, ou com um pequeno esquadrão. Terão assim de conseguir apanhar o maior número de símbolos dos inimigos que derrotarem até ao fim do tempo terminar. Se a IA (Inteligência Artificial) for muito elevada vai ser difícil concluírem este modo nos vários níveis disponíveis. Irá ser mais fácil jogar este modo na dificuldade normal pois a IA dos inimigos vai ser mais fraca. As estrelas deste modo não vão ser fáceis de conseguirem conquistar, mas após várias tentativas irão conseguir obter as três estrelas.
Temos a oportunidade de escolher as Star Cards entre três tipos.
A nível de personalização, Star Wars incluir as Star Cards que poderão ser usados em todos os modos de jogo. As Star Card dão-vos a possibilidade de personalizarem a vossa personagem com três itens de combate. Todos os itens que escolherem após os usarem terão de esperar alguns segundos até que os mesmos voltem a carregar. Poderão escolher entre três tipos, armas, explosivos e gadgets e personalizar ao vosso gosto. Em cada jogo poderão trocar pela que seja mais favorável para vocês e claro se tiverem uma boa estratégia pode resultar na vossa vitória.
Não necessitaram de percorrer o mapa à procurar dos mesmos, pois os que escolherem para iniciar a batalha são os que irão ter até a final da mesma. De entre os itens temos o Cycler Rifle, que vos permite atacar os inimigos a longa distancia, o Jetpack que é fundamental para percorreram alguns percursos do cenários, entre outros itens que poderão adquirir em troca dos créditos que irão angariando ao longo das batalhas e dos níveis.
Além dos vários itens na Star Cards as armas são mais reduzidas. Em muitas ocasiões só poderão usar um certo tipo de arma caso tenham o nível que é requerido para a poderem desbloquear. Mas claro existem nas batalhas Power-Ups que dá a oportunidade ao jogador de conseguirem grandes itens e armas. Os Power-Ups poderão ser apanhados por todos os jogadores não sendo necessário ter um certo nível para usar a arma. Ou seja, se vocês estão a iniciar o jogo e apanharem os Power-Ups poderão facilmente estar no papel do famoso Darth Vader. Para muitos é uma boa oportunidade de conseguirem utilizar itens mais poderosos não sendo necessário ser um “pro”, ou várias horas de jogo e de experiência para conseguirem obter aqueles determinados itens.
A DICE dá assim a oportunidade ao jogador de ter uma experiência abrangente ao jogo. Por exemplo, se o jogador só jogar de vez em quando, consegue assim ter uma experiência de jogo diferente utilizando de uma certa maneira itens diferentes e mais poderosos.
Podemos controlar os famosos, AT-AT.
Os Power-Ups dá-vos ainda a possibilidade de comandaram vários veículos dos heróis ou vilões da saga Star Wars. Podem controlar o famoso, AT-AT, que vos irá ajudar a derrotar vários inimigos. A estratégia para usarem os Power-Ups vai ser fundamental e em muitos momentos vai ser um “trunfo” importante para conseguirem vencer a batalha. Assim, este sistema da DICE como referi acima, vai dar a oportunidade a todos os jogadores de explorarem todos os itens, veículos e armas que o jogo tem disponível não sendo necessárias muitas horas de jogo para o conseguirem.
Como já mencionei acima, o jogo é composto por quatro planetas enormes e muito bem detalhados e com grande qualidade. Apesar de serem apenas quatro, a DICE vai lançar novos planetas para o jogo, como é o caso do novo planeta Jakku (do novo filme), que vai ser lançado este mês de Dezembro. Para quem comprou a Season Pass do jogo irá poder descarregar mais planetas que a produtora irá lançar ao longo dos próximos meses.
O design inserido em cada a nível, é sem dúvida fantástico e a qualidade é notória em grandes momentos do jogo quer a nível de fluidez e jogabilidade.
Após os modos de jogo a nível local jogados offline também podem jogar os modos online, e aqui é sem dúvida o ponto-chave do jogo que irá atrair muitos fãs de jogos “shooter”.
A diversidade do cenário é enorme e bem detalhado.
Em relação aos servidores da Electronic Arts não tive problemas a nível de conexão ou quebra. Foi rápido encontrar uma sessão de jogo onde conseguisse experimentar cada um dos modos de jogo sem ter sido necessário aguardar por muito tempo.
Um dos modos online é Walker Assault, mas existem outros modos. O modo Walker Assault é mais focado em objetivos pelo que o número de mortes dos inimigos não irá interessar. Terão de ter uma boa cooperação entre a vossa equipa. Os famosos AT-ATs irão estar a ajudar o Império e os Y-Wing Uplinks os Rebeldes. Neste sentido os Imperiais terão de conseguir impedir que os Rebeldes ativem os uplinks para que os Y-Wings consigam derrotar os AT-ATs.
Os Rebeldes neste modo têm mais probabilidade de serem derrotados, visto que não possuem nenhum veículo de terreno apenas naves que facilmente são destruídas por turbo-lasers anti-aéreos ou TIE Fighters.
Supermacy, é um dos modos em que com a vossa equipa terão de conquistar as cinco zonas. Vence a equipa que conquistar todas as zonas ou que até ao final do tempo tenha conquistado mais zonas.
Além destes dois modos terão outros que se dividem em várias categorias como é o caso de Fighter Squadron, um modo de combate aéreo terrestre, não no ar, entre as naves dos Imperiais e Rebeldes e com vários heróis.
Têm ainda os modos de jogo com os heróis. Team Deathmatch em que os heróis irão lutar contra os vilões numa batalha de Hero Hunt. Neste modo um jogador irá estar na pele de um herói ou vilão que irá ser caçado por um dos jogadores, pelo que quem o derrotar irá ficar no papel ou herói ou vilão. Além destes modos temos batalhas em que temos de capturar até 12 jogados em Drop Zone e Droid Run. Outro dos modos populares é o Capture the Flag e Team Deathmatch, que dão ainda mais variedade ao jogo e são indicados para desafios mais rápidos para jogarem online.
Terão vários modos de jogo disponivel para jogarem com os vossos amigos.
Os créditos que angariarem ao longo dos níveis e durante o modo a solo poderá ser usado para fazerem upgrades para melhorar o sistema de batalha. Poderão usar em armas, em Star Cards e ainda na personalização da nossa personagem. Podem personalizar não só os fatos da personagem bem como os festejos e a comemoração que a vossa personagem irá fazer.
Caso não tenham créditos suficientes as estrelas que conquistaram também podem ser usadas para trocar por créditos. Além disso, também têm pequenos desafios em que têm de usar uma certa arma para derrotar alguns inimigos, ou jogar com os vilões e heróis durante várias vezes, entre outros.
Após cada nível, a vossa experiência vai aumentando, e as armas começam a ficar todas desbloqueadas pelo que assim será uma mais-valia para conseguirem vencer a batalha. Entre os mais variados modos, o jogador irá ter uma experiência de jogo diferente mesmo quando jogam com os vossos amigos.
A banda sonora de jogo enquadra-se perfeitamente nas várias cenas a que vamos assistindo no decorrer das batalhas. A nível gráfico é fantástico ver o pormenor dado pela DICE neste jogo da série Star Wars, como por exemplo, a nível do cenário, soldados, as famosas personagens como Darth Vader, veículos etc.
As explosões e todo o sistema envolvente da batalha faz com que estejamos perante um grande jogo “shooter” e para muitos será uma compra que mais tarde ou mais cedo terão de fazer.
Opinião final:
Como já é hábito por parte da DICE, Star Wars: Battlefront não foge à regra com um dos melhores “shooters” deste ano. Para os fãs de Star Wars, vão poder jogar na pele de vários heróis e vilões, com por exemplo, Darth Vader. Star Wars: Battlefront é uma compra obrigatória para quem é fã de jogos “shooters” e nem só, pelo que quem é fã da saga Star Wars e nunca tenha jogado nenhum dos jogos anteriores poderá começar por este, pois sem dúvida que não se irão arrepender. A experiência de jogo irá ser fantástica quer joguem online ou até mesmo local com os vossos amigos, pois terão vários modos de jogo diversificados para poderem jogar.
Do que gostamos:
- Diversidade de modos online e offline;
- Oportunidade de jogar com heróis e vilões da Saga;
- Power-Ups dão diversidade ao jogo;
- Qualidade gráfica.
Do que não gostamos:
- Poucos modos de jogo a solo;
- Ausência do modo campanha;
- Desequilíbrio entre heróis e vilões.
Nota: 8,5/10