Análise – Super Mario Maker

analise_SuperMarioMaker_1_portugalgamers

De forma a celebrar os 30 anos do lançamento do primeiro jogo do famoso canalizador Mario (Super Mario Bros para NES) a Nintendo resolveu presentear os seus fãs com um jogo que permite aos jogadores explorar o Mario numa nova perspetiva, a de designer de níveis.

Super Mario Maker para a Wii U é o primeiro jogo de estilo sandbox da família Super Mario que até agora apenas era composta por jogos de plataformas e os menos conhecidos rpg’s.

O jogo Super Mario Maker abre aos seus jogadores a vertente que sempre diferenciou Mario de outros jogos de plataformas, um desenho de níveis muito completo e divertido, permitindo ao jogador explorar a quantidade imensa de itens presentes nos jogos originais bem como outras combinações mais ousadas. Na versão testada, o jogo inicialmente apenas apresenta as ferramentas mais básicas para desenho de níveis, tendo implementado um desbloqueio faseado em 9 dias de todas as ferramentas, sendo que a Nintendo removeu esta limitação numa atualização disponível para o dia de lançamento.

analize_mario_maker_tools

Ferramentas disponíveis ao 3º dia de jogo.

A interface de criação de níveis é extremamente intuitiva e fácil de utilizar, tendo ainda a ajuda de tutoriais muito pouco intrusivos que ajudam os jogadores mais distraídos a encontrar sempre a ferramenta que procuram. Toda a construção de níveis é feita utilizando o ecrã tátil presente no Gamepad da Wii U.

Durante a criação de níveis temos ainda a possibilidade de alterarmos o tema do nível desde o velhinho Super Mario Bros até ao mais recente New Super Mario Bros. U. Além do aspeto global da interface, a alteração de tema também altera ligeiramente o comportamento e interação do Mario com o nível desenhado, bem como os controlos e ações disponíveis. Um exemplo disto é o wall jump, disponível no tema New Super Mario Bros. U mas é uma ação não disponível para o modo Super Mario Bros., estas pequenas alterações de mecânica podem tornar um nível impossível de completar num tema e facilmente completável noutro.

Relativamente a ferramentas, Super Mario Maker disponibiliza todos os elementos a que estamos habituados num jogo de Super Mario, desde os blocos que compõe o chão do nível, plataformas móveis, planos de salto, goombas até ao poderoso Bowser. Alguns destes elementos têm comportamentos alternativos quando agitados com a caneta da Wii U durante a criação do nível, por exemplo, as plataformas de salto alternam entre vertical e horizontal quando agitadas.

Para acrescentar mais um nível de diversidade a um universo de ferramentas tão grande, a Nintendo permite a utilização de Amiibo para desbloquear cogumelos “especiais” que podem ser utilizados para “mascarar” o Mario noutras personagens do universo Nintendo.

analise_mario_maker_link

Cogumelo misterioso que transforma o Mario no Link.

Quando terminamos de criar um nível, o jogo permite guardar o ficheiro de nível para posterior utilização. Se quisermos publicar o nível para outros jogadores poderem desfrutar dos nossos níveis, temos de ser capazes de os completar primeiro. Este mecanismo de segurança garante que todos os níveis disponíveis no Super Mario Maker para a Wii U são passíveis de ser batidos.

Cada jogador tem a possibilidade de disponibilizar até dez níveis online, estes podem ser alterados a qualquer momento, existindo sempre presente no ecrã do robocópia (nome dado ao ecrã de armazenamento de níveis) um contador atualizado de quantos níveis temos publicados.

Quanto a modos de jogo além de ser possível jogar os níveis criados por nós, podemos escolher níveis criados por outros jogadores, ou ainda jogar o desafio dos 10 Marios, em que tens 10 vidas para completar 8 níveis criados pela Nintendo ou ainda o desafio dos 100 Marios onde tens 100 vidas para completar 8 níveis criados por outros jogadores que estejam disponíveis na plataforma online.

Ecrã de seleção de níveis online e respectivas estatísticas.

Ecrã de seleção de níveis online e respetivas estatísticas.

Nos níveis que publicamos online podemos receber feedback de outros jogadores que tenham experimentado os nossos níveis, de forma a melhorar a maneira como desenhamos o nível, através das notificações que nos são disponibilizadas. No outro reverso da medalha, sempre que jogamos um nível criado por outro jogador somos convidados a deixar a nossa opinião sobre o mesmo.

De forma a não desmotivar o jogador a jogar níveis demasiado difíceis, no modo dos 100 Marios, podemos trocar um nível que estejamos a achar demasiado difícil por outro, disponível online.

No modo livre online, temos acesso à informação de quantas tentativas de completar um determinado nível é que foram bem sucedidas permitido-nos determinar a dificuldade de um nível antes de o jogar. Neste mesmo modo também conseguimos ver um snapshot global do nível e acesso aos comentários de outros para termos uma decisão mais informada antes de experimentar o nível. Tudo isto numa interface simples e intuitiva como a Nintendo nos tem habituado nos últimos tempos.

Com tanta diversidade de modos e funcionalidades este jogo irá sem dúvida ser capaz de proporcionar várias horas de diversão, quer a criar quer a jogar; tendo uma capacidade de crescimento praticamente ilimitada.

Opinião final:

Super Mario Maker para a Wii U permite ao jogador aceder a um ilimitado número de possibilidades no mundo Mario permitindo imensas horas de diversão tanto a desenhar níveis como a jogar outros desenhados por jogadores. É sem dúvida um jogo que permite exercitar a criatividade bem como a destreza a resolver problemas. Com toda a certeza um jogo para todos os jogadores.

O que gostamos:

  • Excelente interface de edição e criação de níveis, bem como a excelente utilização do Gamepad da Wii U;
  • Novas mecânicas, resultantes da combinação de itens nunca antes exploradas;
  • Facilidade de utilização do modo online;
  • Jogabilidade praticamente ilimitada, tendo como último limite apenas a comunidade do jogo.

O que não gostamos:

  • Não é possível filtrar os níveis online pela lista de amigos.

Nota: 9/10