Análise – Super Mario Maker for Nintendo 3DS

supermariomakerfn3ds

Em semelhança ao sucedido com Hyrule Warriors Legends (adaptação para a Nintendo 3DS do exclusivo Wii U, Hyrule Warriors), a Nintendo vai lançar já na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, Super Mario Maker for Nintendo 3DS, uma adaptação do exclusivo homónimo da Wii U.

Nesta versão, tal como na original, encontramos um jogo Super Mario 2D que quebra com várias convenções que estiveram presentes em todos os jogos deste tipo da mascote da Nintendo. O que salta mais à vista é a quantidade de itens e monstros disponíveis bem como, e principalmente, a maneira como estão dispostos, de maneiras muito mais “bizarras” que nos típicos jogos (New) Super Mario Bros.

Nestes dois lançamentos encontramos vários monstros empilhados, tal como vários itens dispostos de maneira aparentemente aleatória, entre outras novidades, como o Mario Estranho, que, como o nome indica, é mesmo estranho. No fundo, temos níveis muito variados e que fogem bastante aos que costumamos encontrar nos típicos jogos da franquia.

O segundo grande aspeto que salta à vista são os vários estilos artísticos que pautam os jogos. Nestes não encontramos, como é habitual, apenas um estilo artístico, mas vários de títulos anteriores da série. Especificamente, Super Mario Maker for Nintendo 3DS contém os estilos de: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U. E o fascinante é que, dependendo do estilo de cada nível, a própria jogabilidade difere. Por exemplo, se um nível estiver feito no estilo de Super Mario Bros., então não poderão carregar objetos nas mãos ou fazer ricochete nas paredes. Da mesma maneira, não podem fazer ricochete nas paredes em Super Mario Bros. 3 e em Super Mario World, tal como apenas podem fazer um salto-bomba para o chão ao jogar com o estilo de New Super Mario Bros. U.

Frase que terão de colocar no nosso Passatempo Super Mario Maker for Nintendo 3DS:

“Depois das construções na Wii U, Mario regressa agora numa versão portátil para por à prova a vossa imaginação.”

Super Mario Maker for 3DS lets you create stages using the Wii U versions easy-to-use creation suite.

Tudo é possível em Super Mario Maker (for Nintendo 3DS ou não).

Tudo isto faz com que se tenham de habituar constantemente ao estilo de jogo em questão, o que também é engraçado para se perceber como as movimentações e controlos da série foram evoluindo ao longo do tempo, para além é claro, das gritantes alterações no estilo artístico.

No entanto, falando especificamente do estilo de New Super Mario Bros. U – e aqui concordo inteiramente com a crítica feita pela Carla na análise a Hyrule Warriors Legends -, penso que as conversões de jogos Wii U para a Nintendo 3DS estão condenadas a uma compressão e a uma diminuição de resolução tal que não passam despercebidas. Assim, penso que seria muito mais positivo colocar o estilo de New Super Mario Bros. 2 no jogo do que o estilo do exclusivo da Wii U, uma vez que o do primeiro iria ficar muito melhor adaptado do que o do segundo. Infelizmente, esta opção pelo estilo do jogo da Wii U apenas me parece ter sido devida ao facto de, no fundo, esta versão para a Nintendo 3DS ser pouco mais do que um simples port do jogo da Wii U, que poderia ter sido corrigida por um pouco mais de dedicação ao produto que chega na próxima Sexta-feira às lojas.

Assim que iniciamos o jogo somos levados até um ecrã em que podemos escolher entre as opções “Jogar” e “Criar”. Ao selecionar a primeira somos, de seguida, levados a escolher entre 3 opções: desafio Super Mario; Níveis Mundiais e Robocópia.

No primeiro modo, desafio Super Mario, encontramos o lado mais tradicional de Super Mario Maker for Nintendo 3DS, em que nos deparamos com 18 mundos que temos de atravessar até chegarmos ao derradeiro momento em que, mais uma vez, Bowser e Mario se opõem, e em que o segundo quer salvar (mais uma vez) a sua amada princesa Peach. Ao longo destes iremos ter dois interlocutores sempre prontos a nos dar dicas – Mashiko, uma mulher e Yamamura, um pombo expert em criação de níveis- dicas preciosas tanto para os desafios que iremos enfrentar num futuro próximo como para a criação de níveis. Também ao longo deste modo iremos desbloqueando itens que podemos depois usar no modo de criação. Assim, o Desafio Super Mario está especialmente bem organizado e ao longo dos 18 mundos vamos encontrando níveis que apresentam os itens que acabámos de receber e que servem de exemplo para como podemos fazer o máximo proveito das várias mecânicas que compões os jogos Super Mario Bros. De facto, pode-se até considerar que o Desafio Super Mario é um género de tutorial sobre como criar um jogo Super Mario 2D.

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Eis a curiosa dupla que nos irá guiar ao longo de todo o jogo.

Passando diretamente para o terceiro modo (por questões de organização), o Robocópia… Sobre este modo não há muito que se diga, trata-se apenas de um «álbum» onde ficam guardados os níveis que já concluímos no Desafio Super Mario, assim como as nossas criações.

Finalmente, temos os Níveis Mundiais, em que encontramos duas opções: Desafio 100 Marios e os Níveis Recomendados. Sobre o segundo não há muito a dizer, trata-se apenas de um conjunto de níveis criados na Wii U e que são recomendados para experimentarmos ou guardarmos para jogar mais tarde, como nos vídeos do Youtube. Sobre o Desafio 100 Marios, tenho a dizer que… fiquei desapontado. A ideia é engraçada: temos vários níveis de dificuldade que podemos escolher e, consoante o nível escolhido, será nos apresentados um mundo de jogo (igual aos tradicionais) mais ou menos longo e com níveis (criados pela comunidade Wii U) mais ou menos difíceis. Aqui o grande problema é que não parece existir um grande critério na seleção dos níveis que nos são apresentados, pelo que podemos encontrar tanto estágios ridiculamente fáceis e sem qualquer adversidade (e digo isto literalmente, deparei-me com um nível que apenas tinha moedas, um cogumelo-hélice e a bandeira final no modo fácil) até outros mais complexos e justificados, bem como (e estes são os piores) níveis impossíveis de concluir ou que estão mal elaborados. Felizmente existe a opção de passar um determinado nível à frente, mas penso que não é suficiente para compensar, para além de nos deixar um pouco com a sensação de estarmos a fazer batota.

100-Mario-Challenge

100 vidas e um número não-constante de níveis pela frente. Será que vão conseguir chegar à última das metas finais?

Existe assim, tal como no jogo da Wii U, uma grande quantidade de níveis que poderão concluir, tendo o modo Desafio Super Mario sozinho mais níveis do que oferecia New Super Mario Bros. 2, exclusivo da série para a 3DS. No entanto, a filtragem dos níveis que nos aparecem é fraca e muitas vezes deparamo-nos com criações ridículas e que quebram a experiência facilmente. Um qualquer modo para testar os níveis, através do qual, por peer-review, se selecionassem os melhores para os restantes modos (como acontece em muitos jogos com opção de criação de níveis) seria fácil de implementar e melhoraria em muito a qualidade do modo “online”.

Sim, coloquei aspas e itálico em simultâneo e não, não foi um erro ou despiste. É que, tal como a Nintendo tinha revelado numa transmissão Nintendo Direct, este jogo não permite que se partilhem os níveis criados na rede, mas apenas localmente. Segundo a própria, a razão é dar um impulso no sentido de que os jogadores se agrupem em comunidades locais, algo que, para mim, não serve como justificação e que não é mais do que uma desculpa pouco convincente para uma opção que poderia (e devia!) estar incluída em Super Mario Maker for Nintendo 3DS.

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Vários níveis recomendados (da Wii U…) que podem jogar no momento ou guardar no Robocópia.

Assim, nos modos “online” apenas se tem acesso às criações de outrem na Wii U, o que é uma pena e limita bastante esta versão, afinal de contas um dos seus grandes destaques (a partilha de níveis criados por cada jogador) acaba de se perder.

Pelo contrário, o editor funciona bastante bem e a opção de criar níveis está muito bem implementada, mesmo não tendo todas as funcionalidades e itens presentes em Super Mario Maker. Mas, embora não tenha alguns itens e funcionalidades, o editor desta versão acrescenta algo de bastante positivo: tutoriais sobre como criar níveis, dados pelo imbatível e carismático pombo Yamamura.

Infelizmente, e para frisar o ponto já referido, todo este potencial de criação de níveis é perdido devido ao facto de não existir a oportunidade de partilhar com o mundo os níveis que (bem ou mal) criámos.

Opinião Final:

Embora corrija alguns pontos menores em que Super Mario Maker falhou, como a ausência de aulas para a criação de níveis, Super Mario Maker for Nintendo 3DS apresenta-se, no geral, como uma versão inferior à do exclusivo para a Wii U, tanto devido a aspetos mais técnicos como a compressão do estilo gráfico de New Super Mario Bros. U, como devido a falhas incontornáveis como a ausência da capacidade de partilhar níveis com a comunidade em linha.

Do que gostamos:

  • Editor bem implementado com aulas que tocam em vários aspetos de level-design;
  • Vários estilos artísticos (que alteram a própria maneira como se joga);
  • Muitos níveis para se jogar e que seguem uma organização convincente;
  • Duo dinâmico que nos acompanha ao longo de todo o jogo.

Do que não gostamos:

  • Fraca filtração de níveis de baixa qualidade no modo “online“;
  • Impossibilidade de partilhar os níveis criados com a comunidade em linha;
  • Desafio 100 Marios fica a desejar devido ao primeiro ponto;
  • Compressão de imagem no estilo de New Super Mario Bros. U.

Nota: 7/10