Análise – The Division

the-division_1_analise_portugalgamers

Depois do anúncio de The Division na E3 2013, é grande a espetativa em redor deste jogo, será que correspondeu?

The Division é o novo jogo de tiros online da Ubisoft na terceira pessoa em que engloba vários elementos de um grande MMORPG. Ao começar o jogo temos de criar a nossa personagem, escolhendo o sexo da mesma.A nível de personalização, inicialmente temos poucas escolhas, sendo que o jogo apenas nos disponibiliza modelos pré-definidos

Antes de chegarmos a Manhattancomeçamos por Brooklyn, uma área onde vos irá ser fornecido um pequeno tutorial de adaptação para iniciar o jogo. Passando esta área, chegamos a Manhattan, esta infestada por um vírus que se alastrou pela cidade tirando a vida a milhares de pessoas durante a famosa Black Friday em Nova Iorque, colocando a cidade em alerta total.É aqui que nós entramos, tendo a ajuda de mais agentes para reconquistar toda a área que foi afetada, estando esta num caos.

Toda a história de jogo inclui várias conversas de rádio entre as personagens e alguns momentos cinemáticos, o que tira algum ênfase à mesma.

A nível de jogabilidade está fantástico, com grandes momentos de explosões e tiros, podendo saltar, esconderem-se, etc. Podem mudar de arma a qualquer momento, disparar, lançar granadas, fugir de grandes explosões, pelo que vai ser fundamental terem uma boa estratégia de ataque e defesa para conseguirem sair vitoriosos.

Teremos de evoluir a nossa base nas 3 partes (Medical, Tech e Security).

Teremos de evoluir a nossa base em três partes fundamentais (Medical, Tech e Security).

A nossa base está divida em três partes fundamentais (Medical, Tech e Security) e iremos necessitar de evoluir cada parte, de modo a podermos equipar os nossos agentes com novo equipamento mais poderoso. Além de todas as missões principais de jogo, o mesmo dispõe de várias missões secundárias e objetivos para completar ao longo desta aventura o que vos irá fornecendo pontos para investirem na vossa base.

Podemos evoluir a base com os vários pontos que vamos obtendo ao longo das missões, pois irá permitir evoluir a personagem, o que é fundamental para ganharem determinadas habilidades, para conseguirem derrotar os inimigos de uma forma mais fácil, e claro aumentarem o vosso nível de jogo. O modo como evoluem a base, seja os Medical, Tech ou Security, é da vossa escolha. Poderão começar só por uma e depois evoluir as outras ou evoluir as três ao mesmo tempo de forma gradual. Vão desbloqueando várias habilidades, no entanto, a vossa personagem só pode ter três habilidades ao mesmo tempo, uma super-habilidade e duas habilidades normais.

No início terão apenas três habilidades disponíveis, sendo uma do estilo “Defensivo”, que vos ajuda com um escudo, outra do estilo de “Suporte”, que tem a capacidade de detetar inimigos numa determinada área, e a última  sendo do estilo “Agressivo”, que tem uma granada especial. Consoante a vossa progressão irão poder comprar novas habilidades para equipar a vossa personagem.

The Division, foi planeado para jogar em modo coop com os vossos amigos, pelo que poderão dividir as tarefas entre os jogadores, para facilitar a missão e terminarem com sucesso. Não necessitam de jogar só com amigos, visto que têm disponível o sistema de matchmaking, que encontra vários jogadores aleatórios disponíveis na altura. Claro que é sempre mais engraçado e divertido quando jogamos com pessoas conhecidas, do que com pessoas que nunca comunicamos, depende muito da opinião de cada pessoa.

O cenário do jogo está fantástico, com grandes detalhes.

O cenário do jogo está fantástico, com grande detalhe.

Todo o cenário do jogo está fantástico, com grandes pormenores em cada canto desta cidade em ruínas, não só a nível de edifícios, como carros, ruas cheias de lixo, entre outros. Somos também confrontados com sobreviventesa pediram-nos ajuda, dando aos mesmos alimentos para conseguirem sobreviver. O jogo mostra-nos ainda momentos de animação e comunicação entre as pessoas.

O grafismo dado a The Division é um dos pontos fortes do jogo, pelo que detetamos poucas falhas significativas no carregamento de jogo nos vários locais que exploramos.

As missões que o jogo dispõe também poderão ser feitas em matchmaking, o que nos possibilita de uma maneira geral outra abordagem ao jogo. Podem é de vez em quando “apanhar” pessoas que não falem a vossa língua, mas de uma maneira geral é um sistema que ficou bem conseguido neste jogo.

Consoante as várias missões que vão enfrentando, encontrarão inimigos cada vez mais desafiantes, de modo a poderem evoluir ao mesmo tempo que o nosso personagem e em maior número, obrigando-nos assim a evoluir e a saber fazer planos para ultrapassar as ondas de inimigos que nos esperam. Em cada missão recolhem recompensas, tal como armas, armaduras e experiência para a vossa personagem. Além disso recebes itens para desbloquear de modo a evoluírem a mesma. Após a vossa progressão no jogo vão subindo gradualmente de nível até atingirem o nível máximo no jogo.

Conforme já referi anteriormente, o jogo dispõe de várias missões secundárias, pelo que a variedade é muita, pois além das missões principais terão ainda estas para completar e como já é hábito da Ubisoft, The Division é mais um jogo em que os conteúdos incluídos são diversificados, não só pelas missões como também pela diversidade de cenário e detalhe. Completar todas as missões principais não irá ser suficiente para alcançarem o nível máximo de jogo, que é o nível 30, não nos dando outra hipótese senão completar também as missões secundárias.

Prontos para o combate, que venham eles!

Prontos para o combate, que venham eles!

Após atingirem o nível 30, estão aptos para derrotar grandes inimigos e claro, também desbloqueiam os Challenges e as missões diárias. Irão encontrar também novos inimigos, estes contendo uma vida “amarela”, ou seja, têm mais vida e são mais poderosos. Podemos dizer que se atingirem o nível 30 estão mais do que aptos para conseguir derrotar todos os inimigos que encontrarem, sem dúvida que a estratégia e a experiência também vai ser fundamental para os derrotarem.

Terão também objetivos nas missões para defender determinadas áreas, com ataques de um vasto grupo de inimigos, salvar pessoas, entre outras. As batalhas frente aos bosses vão ser sem dúvida o ponto mais difícil para os jogadores conseguirem ultrapassar.

São vários os inimigos que irão encontrar ao longo do jogo, e todos eles bem equipados com grande armamento, entre eles contem com snipers, granadas, pistolas, caçadeiras, AK 47, entre outros. Consoante a vossa progressão, vai aumentando a dificuldade, tornando-se em muitos momentos difícil o ataque aos inimigos. Alguns possuem boa proteção e armadura, pelo que será fulcral que a vossa equipa consiga atacar ao mesmo tempo aquele determinado inimigo, primeiro para lhe retirar o escudo e de seguida para o eliminar.

Após desbloquearem os Challenges, terão maior diversidade e, claro, mais adrenalina para os combates. É nesta fase que se não tiverem uma boa estratégia de equipa ou de ataque vai ser difícil conseguir ultrapassa-los. São nestas missões que vos são fornecidos novos equipamentos, permitindo também , vender o equipamento para conseguirem Phoenix Credits que poderão ser trocados na Advanced Gear Vendor, por novas armas armaduras e outros equipamentos.

Cada equipamento do jogo está divido em várias cores (amarelo, roxo, azul e verde), sendo o amarelo o mais poderoso. Dependente também do que vos for fornecido aleatoriamente no loot, irão obter também outras cores do equipamento mais poderosas e outras menos poderosas, tudo depende do que vos for fornecido.

The Division dispõe ainda de uma zona intitulada de Dark Zone, local onde se espalhou o vírus em Manhattan. Esta zona está isolada das outras e é aqui onde os agentes se podem eliminar uns aos outros para “roubar” o loot dos outros agentes. Um dos aspetos da Dark Zone é que se forem eliminados irão descer nos ranks da Dark Zone, e claro, se eliminarem os outros irão receber novo armamento e equipamento. Se jogarem com quatro pessoas a experiência poderá ser melhor, pois será mais fácil eliminarem os bosses da Dark Zone e assim ganharem loot. Um dos aspetos negativos é que se forem eliminados o vosso loot fica no chão do cenário, quer isto dizer que se passar algum jogador por vocês durante aquele determinado tempo poderá vos roubar o loot, até mesmo sendo companheiros de equipa.

Nesta zona podem observar as conversas entre os jogadores e tentarem, de uma certa forma perceber qual o objetivo que os mesmos estão a tramar, pois será nesta zona que cada um irá tentar sobreviver para roubar os equipamentos uns aos outros, obtendo melhores recompensas.

As zonas do jogo estão bastante diversificadas.

Prontos para a Dark Zone?

Convém realçar que só podem abrir os cofres e comprar equipamentos aos vendedores na Dark Zone, se tiverem o nível máximo de rank. Poderá tornar-se repetitivo em alguns momentos, pois a variedade não será muita nesta zona, e é claro que os equipamentos que poderão comprar aos vendedores daquelas zonas já vai ser inferior aos que vocês têm equipados.

A Season Pass do jogo já pode ser adquirida e inclui vários conteúdos para o jogo, sendo as duas primeiras totalmente gratuitas. A variedade é muita, e dá a oportunidade ao jogador de partilhar a sua melhor experiência com os amigos.

Sem dúvida que este título da Ubisoft promete dar o que falar, não só por este sistema de jogo, como também pela cooperatividade em equipa, que é um dos pontos fortes de The Division. A produtora irá lançar no futuro mais conteúdos para o jogo que prometem dar mais horas de jogo e diversão em equipa.

Opinião final:

The Division é o novo título da Ubisoft que irá colocar os jogadores à prova nesta grande aventura, sendo um jogo ideal para jogarem cooperativamente com os vossos amigos ou com outros jogadores. A experiência de jogo com os vossos amigos irá ser fantástica, não só pela estratégia que irão ter de optar como também na forma como irão abordar o desafio. Para quem gosta de jogos em equipa este é um título obrigatório.

O que gostamos:

  • Sistema de jogo;
  • Cooperatividade entre equipa;
  • Detalhes e qualidade gráfica;
  • Dark Zone.

O que não gostamos:

  • Missões por vezes repetitivas;
  • Sistema de personalização de personagem curto.

Nota: 9/10