Chegou o novo simulador de “vida” da série The Sims. Este jogo da Electronic Arts traz-nos novas aventuras e várias horas agarradas ao monitor em The Sims 4.
Com a chegada do quatro titulo da série, o primeiro lançado à quatorze anos, continuamos a ter toda a aventura desde o primeiro The Sims. Como um simples incêndio provocado pelo fogão, carpetes incêndiadas junto à lareira, assaltos, etc. São várias as aventuras que temos disponivel desde o inicio da série, que é bastante divertida e indicada para todos os jogadores, desde os mais pequenos até aos graúdos.
O prazer de jogar este jogo é facto de ver o nosso Sims que criamos ou escolhemos, ascender ao topo da carreira e ver todo este percurso que fizemos ao longo da nossa aventura.
Através do “Modo Criar Sim” começamos por criar a nosso próprio Sims ou a nossa família, caso queiram ter vários Sims, em que podemos personaliza-los ao nosso gosto desde, aumentar ou diminuir a forma do corpo, a altura e as várias partes do corpo com um simples puxar ou diminuir de uma seta. De seguida, podemos escolher as roupas que o nosso Sims irá utilizar, embora as roupas sejam iguais ao The Sims 3, mas é possível criar vários Sims com estilos bem diferentes, como no tom da voz, cabelo e até o próprio andar da personagem.
O menu do nosso Sims, também foi melhorado tornando-se mais simples até mesmo para saber as necessidades do Sims e o estado de espírito em que ele se encontra. O estado de espírito que foi incluído em The Sims 4, irá ter várias consequências na realização das tarefas ao longo do dia-a-dia, e é crucial para conseguir manter as emoções do nosso Sims positivas, para que ao longo da carreira este continue com uma boa moral.
Alguns pormenores não foram melhorados do titulo anterior para The Sims 4, como o simples facto da fase de crescimento, de um recém-nascido para uma criança, uma falha que deixará alguns fãs desapontados.

É possível fazer duas tarefas ao mesmo tempo, como estar a conversar e fazer exercícios no ginásio ao mesmo tempo.
As animações, as reações do nosso Sims, os objetos, o rosto, o corpo e todo o cenário foram também melhorados. A nossa cidade ganhou mais vida, os espaços no cenário são bastante diversificados. Os nossos Sims interagem uns com os outros, como por exemplo, os Sims a correr, a passear, a falar, etc. Ao interagirmos com vários Sims conseguimos ganhar novos amigos e também subir na nossa carreira. O som também merece destaque pois os avisos da reação das tarefas que o Sims está a desempenhar são mais percetíveis. É possível agora em The Sims 4, colocar o nosso Sims a fazer três tarefas aos mesmo tempo, desde comer e ver televisão, conversar e estar no ginásio, para que assim o nosso Sims mantenha as emoções positivas.
Após termos criado os nossos Sims, iremos ter de escolher um local para eles morarem, desde uma casa já mobilada ou um terreno onde teremos de construir a nossa própria casa, embora seja um desafio maior, devido ao facto de termos pouco dinheiro para a fazer ao iniciarmos o jogo.
Para construirmos uma casa é muito mais fácil em The Sims 4, em que o simples puxar ou empurrar de uma parede conseguimos aumentar ou diminuir o espaço que estamos a construir. A nível de decoração, temos várias por onde escolher, para os mais diversos compartimentos da casa, desde a personalização da parede, do chão, do telhado, e os objetos que iremos escolher para cada espaço da casa, tudo isto num catálogo virtual.

Os modos de construção são agora mais simples e fáceis de se utilizarem.
Antes do lançamento de The Sims 4, foi revelado um novo sistema de humor, em que irá afetar os sentimentos do nosso Sims nas tarefas que iremos fazer ao longo do jogo, como a mudança do comportamento da personagem.
A jogabilidade foi melhorada, a nível de controlos com a câmara, zoom, e até mesmo o controlo de todo o cenário. As animações, comportamentos e movimentos melhoraram significativamente desde às conversas ao telefone, ao simples preparar de comida, etc.
Outro dos pontos que achava que iria ter modificação de The Sims 3 para The Sims 4, iria ser o carregamento dos cenários coisa que não aconteceu. Uma simples ida para o trabalho, ou uma ida ao ginásio ou parque que fica perto da casa, faz com o nosso Sims desapareça à porta de casa, e depois só aparece no local em que selecionamos para onde queríamos que o Sims fosse, um pormenor que deixa os fãs um pouco “desanimados”. Algumas das profissões que existiam em The Sims 3 desapareceram, ou seja, era de esperar que as mesmas se mantivessem e fossem adicionadas novas. Até agora ainda não foi anunciada qualquer expansão para The Sims 4, embora o jogo ainda seja recente, mas espera-se que sejam inseridas novas expansões tal como aconteceu com os anteriores jogos da série The Sims.
Para quem está indeciso em comprar este quarto jogo da série da EA, tem aqui uma boa oportunidade para começar esta aventura. Para mim este The Sims 4 é o melhor da série, desde às animações, à construção da casa, à compra dos objetos para a mesma, o cenário, é algo que nós irá colocar várias horas agarradas, e que nos irá proporcionador uma nova experiência neste novo jogo da Electronic Arts.
Opinião final:
Para quem está a começar a jogar, ou nunca jogou, irá ter uma experiência fantástica, a nível de jogabilidade e controlos, pois está melhorada em relação a The Sims 3. Os menus estão bastantes simples e fáceis de se perceber, comparando com The Sims 3, que eram mais complexos. Esperaria novas funcionalidade em The Sims 4, bem como novos conteúdos, mas isso não aconteceu, até algumas funcionalidade de The Sims 3 não estão presentes neste novo titulo da Electronic Arts, mas espera-se que sejam lançadas nas próximas expansões tal como tem acontecido com os jogos anteriores da série. Para quem irá transitar de The Sims 3 para The Sims 4 irá notar diferenças a nível visual, nos menus e na jogabilidade, mas teremos agora de esperar por novas expansões para melhorarmos a nossa “vida” e experiência em The Sims 4.
O que gostamos:
- Menu simples;
- Modo editor;
- Emoções.
O que não gostamos:
- Alguns “bugs”.
Nota: 8/10