Entre tantos outros jogos que exploram a inerente nostalgia dos jogos retro, chega-nos Titan Attacks! da Puppy Games, à eShop da Nintendo 3DS, numa experiência de jogo que prima pela simplicidade caraterística de um grande clássico, mas de cara lavada.
No meio da procura por mais e melhor, quer seja ao nível de gráficos, narrativa ou até jogabilidade mais complexa, é impossível esquecer jogos tão viciantes, mas tão simples como Pac-Man, Tetris e Space Invaders. Este jogo, Titan Attacks! vem para ficar na memória e infância de muitos jogadores.
O seu interface e controlos são extremamente simples, sendo apenas possível alterar o volume da música e efeitos sonoros no menu inicial, lançando-nos imediatamente para a ação assim que selecionamos Start. Controlamos um pequeno veículo de ataque, em que iremos ter de destruir ondas de inimigos que vão descendo pelo ecrã, utilizando apenas o Circle Pad para movimentar e a tecla “A” para disparar, (e eventualmente também a tecla “B”).
Ao longo dos níveis, vamos deparando-nos com inimigos mais difíceis de aniquilar e com padrões de movimento mais imprevisíveis, o que dificulta e muito a tarefa, principalmente porque apenas conseguimos ter um tiro de cada vez no ecrã, quer este atinja o seu alvo ou desapareça no topo do ecrã.
Não existem vidas ou continuações possíveis, e infelizmente, nenhum sistema de Saves neste jogo da Nintendo 3DS, pelo que apenas poderão depender de uma boa performance de jogo e de uma aquisição constante de mais Escudos para progredirmos ao longo do jogo. Podemos comparar com dinheiro se quisermos fazer mais upgrades, como armas mais fortes e até bombas. No entanto, e como qualquer bom jogo velhinho, tudo isto pode ser deitado a perder com um movimento em falso que leve a um fim de jogo permanente. E a única opção será começar de novo.
De vez em quando, após cada nível têm ainda a possibilidade de fazer um Challenge, em que caso tenham uma pontuação perfeita, poderão receber prémios! Que são nada mais nada menos que simples power-ups que podem sempre ir comprando com dinheiro. Caso tenham vontade de se superarem a vocês mesmos e até a outros, Titan Attacks! conta com uma tabela de pontuações online que vos permitirá inserirem a vossa pontuação e verificarem a vossa posição face aos restantes jogadores.
Quanto a gráficos, Titan Attacks não é nada do outro mundo. Tem um aspecto mais limpo e agradável do que seria de esperar de algo similar a um Space Invaders, mas dificilmente seria algo mais espectacular que isso. Não faz qualquer uso da funcionalidade 3D, sendo apenas mais um port disponível em tantas outras plataformas. O ecrã touch também é escassamente utilizado, sendo relegado apenas aos menus. Quanto aos efeitos sonoros e música, quase que passam despercebidos, podendo ter apelado um pouco mais à nostalgia do público-alvo deste tipo de jogo.
Apesar de poder ser uma experiência agradável dentro de todo o revivalismo retro que se tem feito sentir no mundo dos videojogos, como é o caso de Titan Attacks!, é interessante mas apenas por pouco tempo, podendo decerto ser demasiado pouco face ao preço que apresenta na Nintendo eShop, principalmente quando comparado com outros jogos disponíveis na mesma.
Opinião Final:
Em suma, Titan Attacks! apela à nostalgia de um público de cujas memórias faz parte Space Invaders, tendo estes envelhecido à medida que a tecnologia ia avançando e podendo oferecer uma oportunidade de reviver uma experiência de jogo mais simples e mais desafiante na plataforma portátil da Nintendo. No entanto, as inovações trazidas poderão não ser suficientes para apelar aos restantes jogadores, tendo sido perdida uma oportunidade de trazer uma nova experiência com sabores retro.
O que gostamos:
- Simplicidade da jogabilidade e a homenagem a Space Invaders;
- Tabela de pontuações online;
- Utilização de power-ups e upgrades.
O que não gostamos:
- Impossibilidade de salvar o jogo;
- Pouca inovação não é motivo suficiente para garantir a re-jogabilidade deste título.
Nota: 5/10