Torment: Tides of Numenera é um RPG que se coloca como sucessor espiritual ao clássico Planescape: Torment.
Originalmente apontado para um lançamento em dezembro de 2014, este projeto bateu, em março de 2013, o recorde de fundos angariados num videojogo indie no Kickstarter – cerca de 4 milhões de dólares americanos. O jogo acabou por só chegar no início de 2017, tendo sido lançado para PC (com suporte para Windows, Linux e OS X), PlayStation 4 e Xbox One.
Tides of Numenera é, mais do que tudo, uma história de ficção científica. Claramente inspirado nos RPGs clássicos, como o seu “pai” Planescape, Baldur’s Gate, o Fallout original e outros, oferece-nos uma perspetiva isométrica do mundo e uma forte (FORTE) componente de texto como força narrativa. E narrativa é mesmo a principal aposta e força deste jogo, com um rico e cativante universo, bem como uma curiosa história.
A ação decorre mil milhões de anos no futuro do planeta terra, onde várias civilizações já se ergueram e caíram, deixando as suas marcas pelo mundo. A nossa personagem acorda numa queda livre, com memórias distantes. Aos poucos vamos percebendo a nossa situação, que somos um dos muitos corpos descartados por um curioso e poderoso ser, conhecido como Changing God. A nossa demanda leva-nos a descobrir os motivos deste ser, enquanto somos perseguidos por uma outra criatura mítica, The Sorrow, que quer caçar todos aqueles como nós.
A atmosfera é dos pontos melhor conseguidos do jogo, acertando no ponto certo graficamente. Os cenários são pitorescos, fantásticos, curiosos e, acima de tudo, variados. Pode não ser o jogo mais incrível visualmente, mas está muito bem trabalhado, principalmente a nível dos cenários. Se fizermos uso do zoom, facilmente detetamos que as personagens poderiam ser mais detalhadas e notamos alguma inconsistência na qualidade, mas onde poderia realmente ser feita uma grande melhoria era nas animações. Há poucas e de fraca qualidade, sendo apenas “passáveis”, caindo também para segundo plano quando estamos focados no texto.
A nível sonoro temos também um registo inconsistente, com alguns sons ambientes bem detalhados, bem como algumas falas, mas também com uma banda sonora que é um gosto adquirido e notórias diferenças na qualidade das vozes entre personagens. O jogo poderia também tornar-se menos monótono se houvesse mais vozes, com muitos personagens a terem apenas texto.
Não vou mentir, se jogarem Tides of Numenera vão ter mesmo que gostar de ler. No entanto, passado esse obstáculo, a escrita vale mesmo a pena na maioria do jogo. Os diálogos são fluídos, com vários caminhos possíveis, e influenciados pelo sistema de “Tides”, onde nada é preto e branco e temos que desenvolver várias aptidões para argumentar melhor. Dei por mim a lembrar-me de Ace Attorney em algumas situações, a lidar com personagens “delicadas”, de forma a evitar conflitos. Quase todas as batalhas são evitáveis com diplomacia, o que é bastante interessante e ajuda, visto que o sistema de combate deixa muito a desejar.
Quanto tem mesmo que ser, as batalhas são por turnos, com animações extremamente repetitivas e onde a perspetiva não joga a favor. O jogo lida também mal, a nível técnico, com as batalhas. A descida de FPS é notória quando há efeitos, e erros visuais são constantes. Não experimentamos as versões para consola, mas pelos relatos que vimos estão um pouco instáveis, algo a considerar se pretendem jogar numa.
A nível do PC, ficamos desapontados com a falta de opções gráficas e performance inconstante. No entanto, devemos dizer que o jogo corre razoavelmente, mesmo em máquinas menos capazes.
Como jogamos a versão PC, ficam os requisitos:
Requisitos mínimos:
- Sistema Operativo: Windows 7/8/8.1/10 (64-bit)
- Processador: Intel Core i3 ou equivalente
- Memória: 4 GB de RAM
- Placa gráfica: NVIDIA GeForce GTX 460 ou equivalente
- Espaço no disco: 20 GB
Requisitos recomendados:
- Sistema Operativo: Windows 7/8/8.1/10 (64-bit)
- Processador: Intel Core i5 ou equivalente
- Memória: 8 GB de RAM
- Placa gráfica: NVIDIA GTX 560 ou equivalente
- Espaço no disco: 20 GB
Opinião final:
Torment: Tides of Numenera é um jogo atípico, perdido numa vaga constante de RPGs de ação. O seu foco na narrativa é a sua principal força, com escrita que põe muitos AAA a corar. O uso de mecânicas diferentes do habitual e fáceis de aprender enriquece este jogo, que infelizmente peca pelo fraco sistema de combate, problemas técnicos e inconsistente capacidade de cativar. A forte componente de texto não será para todos, mas os fãs de RPGs clássicos e histórias de ficção científica têm aqui uma obra a considerar.
Do que gostamos:
- Escrita cativante;
- Cenários ricos;
- Mecânicas de narrativa.
Do que não gostamos:
- Sistema de combate;
- Problemas técnicos;
- Inconsistência.
Nota: 7/10
Torment: Tides of Numenera está disponível digitalmente para PC, PlayStation 4 e Xbox One por 44.99€.