Análise Trust GXT 323W Carus PS5

Hoje vamo-nos debruçar sobre o primeiro headset da Trust que testamos, os Trust GXT 323W Carus PS5.

Inserido na gama de headsets “Carus” da Trust, o GXT 323W PS5 tem um marketing agressivo orientado à mais recente consola da Sony. Os 323 Carus, nas suas várias variantes, são comercializados pela Trust como “auscultadores para jogos almofadados em malha, com microfone flexível e graves potentes”.

Olhando para a página do produto, e analisando o mesmo em mão, rapidamente chegamos à conclusão que o marketing “PS5” é só uma questão estética, com as cores claramente a tentar criar coesão com a consola. Não esperem aqui nenhuma tecnologia de ponta de áudio espacial ou outras funcionalidades avançadas, os 323W Carus são uns auscultadores relativamente standard a nível de conectividade, com um cabo curto (obviamente orientado à conexão no comando da consola) e ligação com jack de áudio 3.5mm, o que quer dizer que o podem ligar a qualquer outro dispositivo com uma porta destas sem problemas.

A nível de construção, o plástico barato é bastante evidente, tanto no corpo como nos botões. As zonas almofadadas e o cabo, por sua parte, são bastante melhores. O cabo é trançado, e peca apenas por não ser removível nos dois lados. O padding no topo da cabeça é surpreendentemente alto e confortável, mas o dos ouvidos é um bocado fino de mais para o meu gosto, especialmente para uns phones de 50mm. O peso total é de 354g, razoavelmente leves e confortáveis nesse ponto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quanto ao microfone, não é retrátil, e tem um braço pouco rígido, tornando difícil a sua fixação na posição desejada. Pela positiva, o som é bastante razoável, e é fornecida uma esponja.

No que toca à qualidade de som dos auscultadores, digamos que são razoáveis para o preço. Nota-se que estão optimizados para jogar, e têm uma amplitude de registos sonoros bastante interessante, que permite ouvir detalhes do jogo que apenas auscultadores ou excelente colunas permitem. No entanto, nitidez não é tudo, e falta potência e riqueza no som. A tonalidade é relativamente neutra, talvez mais inclinada para os graves, mas não são nada surpreendentes. O volume também não é nada de especial, mas o isolamento natural dos drivers grandes ajuda.


Opinião Final:

No seu todo, o GXT 323W Carus PS5 é mais aparência do que substância. Ainda que não vá convencer os ouvidos mais exigentes, para o preço pedido consegue oferecer som com alguma amplitude e clareza, bem como um microfone com som decente para voice-chat.

Do que gostamos:

  • Aparência;
  • Padding da banda ajustável;
  • Microfone.

Do que não gostamos:

  • Marketing baseado apenas na aparência;
  • Qualidade de construção.

O Trust GXT 323W Carus que testamos foi gentilmente cedido pela Trust para análise. Podem encontrá-lo nas lojas por um PVP recomendado de 39.99€. Podem ver mais informações do produto no site oficial.