Análise – Until Dawn

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A Sony apresenta-nos mais um exclusivo Playstation 4, este ano. Estamos a falar de Until Dawn, um jogo de terror da Supermassive Games.

Com o principal foco em terror e aventura, este jogo promete pregar grandes sustos aos jogadores levando-os ao medo na tomada de decisões, um jogo que põe à prova a nossa adrenalina e o poder de decisão.

A nossa aventura começa numa cabana de um montanha com oito jovens/adolescentes. De forma faseada, é nos apresentada cada uma das personagens, explicando o relacionamento de cada uma delas e ainda os atributos das mesmas. Todas as decisões que tomarmos irá ter influência no desenrolar da aventura que está divida por alguns capítulos.

Terão em Until Dawn vários momentos de QTE (Quick Time Events), em que terão de carregar na tecla indicada para conseguirem progredir na aventura. Os QTE terão de ser usados correntemente para conseguirmos sobreviver, como por exemplo na escalagem de um muro.

Nós teremos toda a “decisão nas nossas mãos”, pelo que, somos nós que escolhemos se queremos ou não ir por aquele determinado caminho. Temos ainda a possibilidade de ver os relacionamentos entre as personagens, se é bom ou mão, pelo que isto não irá afetar as personagens.

Com bastantes cenas cinematográficas, Until Dawn, pretende levar o jogar para um mundo diferente, em que o sangue e o terror irão assombrar os jogadores. A história é parecida com aqueles filmes de terror a que estamos habituados, mas neste caso controlamos as personagens.

Envolvendo oito jovens, o álcool e o sexo são outros fatores presentes, que dão ainda mais realce nesta aventura na montanha, apesar de existir um casal embriagado, foca-se assim mais na juventude, pelas primeiras experiências de vida e Until Dawn, não deixou escapar estes dois pormenores para enriquecer ainda mais a história.

A Supermassive Games decidiu como já referi atrás, dar a possibilidade ao jogador de tomar a decisão, pelo que teremos de ser rápidos, a seguir a nossa intuição. Caso demorem mais do que o tempo normal a decidir serão repreendidos para tomar a decisão o mais rápido possível. A decisão que tomarmos não haverá volta a dar, nem tempo para voltar a carregar um “Loading” anterior, visto que ao tomarmos uma decisão/escolha, o jogo grava automáticamente nesse preciso momento, não sendo possível mudar a decisão. Por um lado, este é um ponto a destacar, pois o jogador têm de decidir apenas uma vez, e normalmente seguimos sempre o que nos chama mais à atenção, ou o que seja mais apelativo.

Ao terminarem a jogo, terão uma opção disponível para poderem escolherem os episódios, e verem como como seria os outros caminhos, que não tinham escolhido anteriormente quando jogaram a primeira vez o jogo.

As personagens dão ainda mais realce a esta aventura de terror.

As personagens dão ainda mais realce a esta aventura de terror.

Em relação aos movimentos das personagens poderemos mexer a cabeça e a lanterna enquanto procuramos objetos pelo cenário (temos a possibilidade de escolher os controlos tradicionais ou através dos sensores de movimento), terão um das opções para escolher no início do jogo. Neste caso, os sensores de movimentos poderão ser usados por exemplo, no telemóvel que a personagem tem.

Basicamente teremos poucos “puzzles” para resolver em Until Dawn, ainda assim são bastantes fáceis, o que não implica a perda de muito tempo para desvendar os passos que temos de seguir. Têm presentes objetos interativos, em que podem pegar nos mesmos e rodar, e ver com o maior detalhe as pistas a seguir.

Ao longo do cenário teremos objetos que iremos ter de procurar e ainda poderemos neste caso colecionar os “Totens”, objetos de madeira que nos mostram alguns momentos que vão acontecer no futuro. Os Totens estão divididos por categorias que nos mostram algumas mortes e detalhes que irão acontecer no futuro.

Na montanha temos várias pistas a seguir, o que nos leva à exploração, pois as nossas escolhas irão ter vários segredos para desvendar com as personagens e a história.

Os atores Portuguêses também já se assustaram a jogar Until Dawn.

A história deste jogo irá surpreender os jogadores, mesmo quando pensamos que iria ser aquele caminho que iríamos seguir, tudo muda quando menos esperamos. Until Dawn, provamos que este jogo de terror irá ser um dos melhores e irá aumentar ainda mais a adrenalina do jogador ao longo da história. Por exemplo, num dos momentos de jogo apanhei um grande susto, pelo que por vezes o medo de avançar com a personagem e aparecer algo de repente no ecrã provoca grande adrenalina em quem esta a jogar. Poderão estar a pensar quando estiverem a jogar, que vai acontecer alguma coisa naquele momento, mas quando menos esperam, irão apanhar um valente susto.

Na maioria das vezes temos de percorrer alguns caminhos, mas quase todos acompanhados com outras personagens em que os diálogos entre as mesmas estão presentes. Os momentos de QTE não são maçadores e poderemos dizer que enquadram-se perfeitamente nas ações/momentos chave do jogo.

A possibilidade de termos na “mão” várias personagens, dá ainda mais realce à história, visto que irão ter diferentes situações pela frente em que a decisão irá ficar do nosso lado. Teremos vários momentos de adrenalina como já referi acima, que nos irão levar para uma aventura de grande sobressaltos e terror. A mudança das personagens leva a que o jogo não sature de jogar com aquela determinada personagem, mas sim para uma aventura diferente com cada uma.

Um dos pontos a destacar neste jogo é o mesmo estar em Português, com as vozes dos atores, Pedro Teixeira, Jessica Athayde e Rui Porto Nunes, mas por um lado existe uma falha que não se notava nos anteriores exclusivos da Playstation. As falas das personagens por vezes não se enquadram, com a forma como a mesma mexe os lábios, o que por um lado fica um pouco aquém das espetativas.

Todo o cenário envolvente têm gráficos fantásticos.

Todo o cenário envolvente têm gráficos fantásticos.

Os gráficos estão sem dúvida fantásticos, tal como a Playstation já nos habituou, com grandes detalhes de qualidade.

Os sensores de movimentos também foram implementados da melhor maneira em Until Dawn, aproveitando assim as funcionalidades do Dualshock 4, com por exemplo na abertura de baús, entre outros. Numa das partes da história terão de segurar sem mexer o comando, mantendo a barra luminosa dentro de uma caixa que vos irá aparecer no ecrã.

A banda sonora é apelativa e enquadra-se perfeitamente com os vários momentos da história, não só quando são momentos de grande tensão, ou até mesmo quando às vezes vemos que iremos morrer.

Opinião final:

Until Dawn é um grande exclusivo da Playstation 4, e para quem gosta de jogos aventura e terror, sem dúvida que terão uma história fantásticas e desafiante. Terão vários momentos de QTE como já referi, em que terão de carregar numa tecla em específico e ainda têm a possibilidade de tomar as decisões. Com vários momentos de cinemática, Until Dawn, promete levar o jogador ao medo, dando assim a possibilidade do jogador escolher qual o caminho a seguir nesta aventura, em que a decisão final irá ter influência até ao fim da história. Para terminar resta salientar que este jogo está em Português, o que por um lado poderá cativar o jogador a jogar este novo exclusivo da Playstation 4.

O que gostamos:

  • Qualidade gráfica;
  • Vozes em Português;
  • Banda sonora;
  • Momentos de grande adrenalina;
  • Possibilidade de escolha no rumo da história.

O que não gostamos:

  • Sincronização nas dobragens;
  • Algumas expressões faciais.

Nota: 8/10

Fiquem com a nossa reportagem da Apresentação de Until Dawn e entrevista a Will Byles, diretor criativo da Supermassive Games: