Jogos que combinam diversas franquias ou personagens de franquias diferentes são algo bem comum para os jogadores orientais e algo ainda pouco explorado no ocidente. Com o objetivo principal de comemorar momentos especiais de franquias icónicas, essa união por vezes não traz consigo histórias que serão lembradas, e acabam por deixar muitos jogadores com receios se realmente será lançado um jogo para comemorar ou apenas para gerar lucros com os primeiros jogadores que comprarem.
Warriors All-Stars traz consigo justamente essa pergunta e os primeiros minutos de jogo já respondem com clareza à mesma. O jogo foi lançado com o objetivo de comemorar os 40 anos da Koei Tecmo e 20 anos da Omega Force e da franquia Warriors, à qual vai buscar a maior parte das inspirações, reunindo uma grande variedade de personagens que ajudaram, ao longo dos anos, a tornar a Koei Tecmo num dos maiores e mais reconhecidos estúdios japoneses.
Se é um fã do género “musou”, não há surpresas quanto àquilo que irá encontrar em Warriors All-Stars. Basicamente terão como principal objetivo derrotar centenas de inimigos com alguns generais infiltrados pelo meio, tudo isto enquanto dominam diferentes regiões do mapa, que dão ao jogador benefícios diferentes como: maior dano, defesa, itens de cura, recuperação de habilidades, e muito mais. Uma premissa bem simples e que mesmo após 20 anos faz sucesso com jogadores ao redor do mundo.
Entretanto, Warriors All-Stars não se limita a trazer mais do mesmo. Apesar de manter os tradicionais “musou attacks” (ataques poderosos capazes de derrotar dezenas de inimigos de uma única vez) e ainda ter como base um sistema de combos e defesa, existem novidades que o diferenciam do último crossover desenvolvido pela Omega Force, Warriors Orochi lançado em 2007 (e sendo uma franquia bastante famosa, por reunir os universos de Dynasty Warriors e Samurai Warriors).
Em Warriors All-Stars os jogadores vão controlar uma equipa com cinco heróis, sendo um deles o principal, o qual o jogador irá controlar na maior parte dos combates, e quatro simples personagens de suporte, que podem ser controladas por um curto intervalo de tempo, ou ajudar de maneira significativa durante os combates ao ativar as Hero Skills. As Hero Skills são habilidades especiais e únicas que cada herói possui e que pode variar entre um ataque extremamente devastador, um aumento no poder de ataque dos outros personagens, ou cura. Independente da escolha do jogador, existirá sempre um cooldown após cada utilização, que pode ser reduzido ao eliminar mais inimigos ou recolher itens nas bases.
Outra novidade que o jogo traz é uma habilidade especial chamada “Musou Rush”, na qual uma quantidade incontável de inimigos surge no ecrã e o jogador tem como objetivo eliminar o maior número possível em 20 segundos. Por cada 150 mortes (parece um número exagerado, mas num musou este número pode ser alcançado em 1 segundo) um membro da equipa surge para o apoiar moralmente e mais cinco segundos são adicionados, e cada vez mais inimigos vão surgindo até que um ataque de proporções épicas é finalmente executado.
Esta habilidade proporciona ao jogo um dos momentos mais divertidos dos combates e pode realmente alterar por completo o rumo de algumas desafios mais exigentes. Como praticamente tudo no jogo, também serve como um momento do jogador perceber o quanto este género não tem medo de ir por caminhos exagerados, mas divertidos.
Na verdade, diversão é a palavra que melhor define aquilo que vão encontrar em Warriors All-Stars. Ao contrário de outros do género desenvolvidos pela Omega Force, este jogo tem um foco muito maior na história do que na ação, deixando de lado algumas mecânicas mais cadenciadas, mas beneficiando de uma ação mais simples e com menos estratégia, o que torna o jogo acessível até mesmo para aqueles que nunca experimentaram este estilo.
Esta mudança acaba por beneficiar em muito o jogo, que apesar da inesperada e surpreendente ausência de um modo multiplayer (seja online ou local), ainda é um jogo que acaba por compensar tudo com uma história interessante, surpreendente e que conquista desde o primeiro minuto. Os momentos de leveza durante a história, combinados com o drama já característico dos jogos da Koei Tecmo. O jogo encontrou um espaço próprio dentro do género e que funciona perfeitamente, podendo este vir mesmo a ser apenas o início de uma nova franquia.
Apesar de inicialmente poder parecer confusa, a história é bem simples. Um reino mágico perdeu o seu rei de maneira totalmente inesperada, a rainha e sacerdotisa então reúnem três jovens para restaurar a magia deste reino, invocando para tal heróis de outros universos. A invocação corre, no entanto, terrivelmente mal e estes heróis acabam espalhados pelo reino. Após este desastre cabe pois a cada um dos três reunir estes heróis, restaurar a magia e reivindicar o trono para si.
Aquilo que sem dúvida mais se destaca em Warriors All-Stars é a maneira como vai atrair a atenção dos fãs do género, mas também fãs de outras franquias da Koei Tecmo, graças à sua grande quantidade de personagens de diferentes franquias. Para além das próprias personagens, tudo dentro do jogo, desde inimigos, cenários e até a banda sonora, é inspirado nesses jogos e trazem de maneira fiel a identidade de cada uma das séries do estúdio. É de aplaudir de pé a maneira como cada uma das personagens é representada neste universo de maneira distinta.
Entre os heróis estão: Kasumi (Dead or Alive) Zhao Yun e Lu Bu (Dynasty Warriors), Arnice (Nights of Azure), Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden), William Adams (Nioh), Tokitsugu (Toukiden: The Age of Demons) e muitos outros. Um detalhe interessante, é que todos eles estão disponíveis desde o início, não sendo assim necessário desbloquear ou fazer missões extremamente difíceis para jogar com eles. Este detalhe tem como intuito dar ao jogador a possibilidade de conhecer mais da história na perspetiva de cada um deles, na ordem que desejar.
O jogo traz uma quantidade também considerável de finais e novos caminhos a serem desbloqueados, o que vem compensar a falta de outros modos de jogo, para além da campanha. Existem também missões especiais com objetivos diferentes e a possibilidade de aceitar pedidos de outros heróis da equipa para desafios únicos, que irão ajudar a aumentar a afinidade entre os heróis, fundamental para desbloquear novas habilidades e conteúdo adicional no museu. Warriors All-Stars também traz consigo um pouco de elementos de RPG, com cada herói a ganhar novas habilidades à medida que sobe de nível.
Opinião final:
Em resumo, Warriors All-Stars é aquele jogo que qualquer fã do género musou tem que juntar à sua coleção, e um jogo em que, independentemente da franquia da Koei Tecmo pela qual forem apaixonados, sentirão desde o primeiro momento que está a ser homenageada, e que até hoje nunca tinham encontrado uma maneira tão peculiar e interessante de interagir entre si. Sendo uma celebração constante do trabalho desses dois grandes estúdios, o jogo valoriza a todo o momento o legado da Koei Tecmo e Omega Force em produzir jogos de qualidade e que nem sempre são reconhecidos por todos os jogadores como deveriam.
Sem dúvida, Warriors All-Stars é uma carta de agradecimento em formato de combates frenéticos aos fãs por acompanharem algumas destas franquias, que aqui se encontram juntas num jogo intenso, divertido e com um equilíbrio natural entre o humor e o drama. Infelizmente para aqueles que esperam a possibilidade de jogar com amigos, a falta de um modo multiplayer pode ser crucial na hora de deixar decidir se vale a pena comprar.
Do que gostamos:
- Grande variedade de personagens;
- Apesar de ainda se manter no género “musou”, o jogo consegue apresentar uma boa história no meio de tanta ação;
- Jogo atraente tanto para os fãs do género, como para aqueles que nunca jogaram mas são fãs das personagens;
- Variedade de finais, com 15 finais diferentes.
Do que não gostamos:
- Ausência de multiplayer online ou local;
- Apesar da variedade de personagens, a ausência de novidades significativas durante os combates pode torná-los algo monótonos para alguns jogadores.
Nota: 9/10