Análise – Yoshi’s New Island

YOSHI'SNEWISLAND_portugalgamers

Yoshi é sem dúvida um favorito dos fãs. É amplamente reconhecido, quase tanto quanto o seu fiel companheiro canalizador. Este engraçado dinossaurofez inúmeras aparições no universo Mario e desempenhou um papel de protagonista principal nos seus próprios jogos, porém nfelizmente, eu nunca tive a oportunidade de jogar um jogo da série Yoshi. Eis que a Nintendo me proporcionou esta oportunidade para a sua portátil que recebi de braços abertos. Será que correspondeu ás minhas expetativas?

A história começa com um dia difícil para o pobre Baby Mário. Em primeiro lugar é entregue na casa errada com seu irmão Luigi, depois a cegonha freneticamente retorna para entregá-los aos seus verdadeiros pais. Infelizmente em pleno voo Luigi é raptado pelo maléfico Kamek e Mário cai ao mar. Enquanto isso, Baby Bowser, que mesmo em estado infantil já faz marotices, planeia assumir o controlo de Egg Island e torná-la sua casa de férias. Baby Mário felizmente aterra em segurança mesmo nos planos Bowser, e os moradores da Ilha, os Yoshis, fazem de sua missão a de cuidar do bébé e ao mesmo tempo ajudando-o a encontrar seu irmão e encontrar o castelo de Bowser, antes que seja tarde demais.

yoshisnewisland2

Nunca tendo jogado o original devo confessar que os primeiros minutos foram um pouco de luta para me inteirar dos contorlos do personagem. Saltar e planar, apontar os ovos aos inimigos e obstáculos, engolir e “cuspir” inimigos assoberbou-me um pouco. Porém as bases de jogos Mário começaram a vir ao de cima e a dificuldade inicial em terminar um nível esvaneceu-se começando a passar níveis quase até facilmente demais. Foi a partir desse momento que comecei a aperceber-me que o jogador-alvo deste jogo seria de uma idade mais tenra que a minha. Até os níveis de boss são consideravelmente simples com a maioria deles a apenas precisarem de 3 pancadas certeiras para serem despachados. Morrer é uma raridade: se somos atingidos o Baby Mário que levámos ás costas fica a flutuar e temos 10 segundos para o recuperar em segurança.
Estando habituado aos mais recentes jogos de plataformas da Nintendo, cheios de níveis bem inventivos e cheios de ideias inovadoras acabei por ficar um pouco desiludido com Yoshi’s New Island. Os níveis são algo básicos e desprovidos de grandes novidades. Um salto aqui, outro ali, partir este obstáculo e por aí adiante. Infelizmente ficamos com a sensação de que foi dada demasiada confiança na mesma fórmula de sempre. Sendo o meu filho de 7 anos um fã incondicional dos jogos de Mário acabou mesmo por me dizer que não parece um jogo novo. Existem 6 mundos diferentes, cada um com 7 níveis e apesar da aparente diferença visual todos acabam por dar a mesma sensação. Existem no entanto alguns rasgares de frescura tais como mini jogos onde Yoshi converte-se em alguma espécie de veículo onde usamos o giroscópio da 3DS para apanhar o maior número de moedas possível.
2609125-0671411247-yoshi
Ao longo do caminho podemos encontrar as típicas moedas vermelhas, mas também estrelas e plantas sorridentes as quais os verdadeiros complecionistas poderão auto-envederar-se na aventura de as procurar todas adicionando alguma extensão da jogabilidade ao jogo. Apesar dos níveis estrem pouco inspirados e algo básicos os gráficos conseguem por vezes ser bastante agradáveis especialmente sendo jogados em 3D. As cores são bonitas e os planos de fundo parecem ter sido desenhados à mão com ceras ou crayons parecendo mesmo páginas arrancadas de livros de histórias.

Se são fãs de sons infantis ou de instrumentos típicos de músicas para bébés então poderão gostar da banda sonora de Yoshi’s Island. Pessoalmente não me agradou, mesmo sabendo que é mesmo propositada dada toda a temática mas acabei por preferir jogar de som baixo ou mesmo sem ouvir nada. O que inicialmente podem ser sons adoráveis como as vozes de Yoshi e Baby Mário, muito cedo começam a se tornar irritativas e demasiado frequentes.

Yoshi-s-New-Island-Got-Its-Official-North-American-Launch-Date-March-14

Não existe a opção de jogar online mas podemos jogar com outra 3DS e jogar com um amigo se também esse mesmo amigo tiver uma cópia do jogo. Os mini jogos para 2 jogadores acabam por trazer alguma frescura ao aborrecido modo principal sendo mesmo novos mini jogos desbloqueados à medida que vamos jogando com a outra pessoa. Entre os mini jogos estão presentes tanto jogos competitivos como cooperativos.

O que gostamos:

  • Visualmente agradável;
  • Efeito 3D bem conseguido;
  • Modo de 2 jogadores divertido.

O que não gostamos:

  • Níveis entediantes;
  • Dificuldade baixa, pouco desafiante;
  • Claramente apontado para os mais novos.

A minha primeira experiência com Yoshi não foi a mais auspiciosa sendo mesmo um pouco desapontante. Não é terrivel de modo algum mas não foi “aquele” jogo de plataformas desafiante e divertido que estava à espera. As personagens adoráveis tipo cartoon, visuais desenhados à mão e a banda sonora muito infantil deverá com certeza agradar aos mais novos pois dá para ver que o jogo foi certamente desenhado para estes. Tendo isto em conta é-me um pouco difícil recomendar Yoshi’s New Island a jovens ou adultos devido à pouco originalidade no design e jogabilidade pouco inovadora, contudo para criança até 9 – 10 anos consegue entreter.

 

Nota: 7/10