A série Inazuma Eleven é enorme no Japão e tem vindo a criar uma grande presença no mercado ocidental, inclusivamente no pequeno ecrã. Este título traz-nos a história de Arion Sherwind e a acção passa-se 10 anos após Inazuma Eleven 3.
Para os fãs da série, podem esperar ver algumas caras conhecidas, com algumas surpresas ao longo da história. O foco está no entanto nas novas personagens, com especial incisão no capitão Di Rigo e no misterioso Victor Blade, para além do nosso herói e companhia.
Esta aventura leva-nos na aventura de um jovem com o sonho de jogar e aprender futebol na prestigiada equipa da escola Raimon. O sonho de Arion está ao alcance depois de algumas peripécias, mas não é tudo como seria de esperar: o mundo do futebol está extremamente controlado e corrompido pelo Fifth Sector, com os jogos a serem acordados e os jogadores extremamente desmoralizados. O tema é bastante actual e aborda problemas no mundo real duma forma interessante.
Algo que seria de esperar, e que não desilude, são os visuais com que a Level 5 nos brinda. Passamos a maioria do jogo num ambiente RPG, que faz muito lembrar Pokémon, só que em vez das batalhas temos jogos de futebol. As cutscenes são onde a consola mais brilha, com o estilo e a excelente execução que os títulos da Level 5 costumam oferecer.
A jogabilidade nos jogos de futebol é focada no uso do stylus e pode custar um pouco a habituar, não sendo a forma com que estamos habituados a jogar futebol. Os quick time events na altura de cortar a bola ou fintar quebram também um pouco a acção e são mais um lançar do dado que outra coisa. Este é definitivamente o ponto mais fraco do jogo e achamos que já era tempo da Level 5 tentar mudar esta jogabilidade, sendo as partidas de futebol tão centrais ao jogo. Simplesmente não temos grande sensação de acção, as acções são imprecisas e, se não fossem as pequenas animações (que acabam por cortar a acção), não haveria o sentido de espetacularidade que caracteriza a série.
Apesar de tudo, temos aqui um título bastante competente do ponto de vista RPG. Há muitos cenários por explorar, e sem os encontros aleatórios de títulos passados podemos explorar tudo tranquilamente. Há também uma panóplia de itens com buffs para colecionar e comprar nas várias lojas que encontramos, desde equipamentos a colares, não falta variedade.
Para além da campanha principal, temos ainda várias funcionalidades em rede, que trazem dinâmica e longevidade. O modo de rede local permite-nos jogar com 3 amigos e há também opções de Streetpass, que resultam em trocas de informações de jogadores e em StreetPass Challenges. Infelizmente estamos limitados pela necessidade de as outras pessoas também terem o jogo, o que pode ser um problema em ambientes mais pequenos.
O que gostamos:
– Longevidade e funções em rede
– Foco na aventura RPG
– História interessante
– Excelentes animações 3D e grafismo em geral
O que não gostamos:
– Ausência de adaptação portuguesa e opção de ter as vozes originais
– Jogabilidade com stylus deixa muito a desejar
Inazuma Eleven GO: Light/Shadow não é um título para as massas, mas se estão à procura de uma aventura RPG com uma temática diferente, uma trama interessante, ou são fãs de Inazuma Eleven, então têm aqui um título capaz de entreter durante muito tempo.
Inazuma Eleven GO: Light/Shadow está disponível em exclusivo para a Nintendo 3DS, em suporte físico e na Nintendo eShop.