Anime, jogos e cinema: Sony quer ser líder em conteúdos de entretenimento

A Sony está a preparar-se para transformar o seu modelo de negócio e tornar-se uma verdadeira “trading house” de entretenimento, fortalecendo investimentos em propriedades intelectuais (IPs) no universo dos videojogos, anime, música e cinema. Segundo reportagem da Nikkei, após a autonomização do seu braço financeiro na bolsa de Tóquio, a gigante japonesa irá aumentar agressivamente as suas aquisições de conteúdos e propriedades que possam ser exploradas de forma cruzada por várias divisões da empresa.

Ao longo dos últimos sete anos, a Sony investiu cerca de 1,9 trilião de ienes (aproximadamente 12,8 mil milhões de dólares) na aquisição e licenciamento de IPs estratégicas, incluindo participações em grandes empresas como Bandai Namco e Kadokawa. O novo plano passa não só pela consolidação e criação de IPs originais, mas também pela aquisição direta de marcas e conteúdos, numa estratégia semelhante à das grandes chaebols e sogo shosha japonesas. A prioridade recai sobretudo sobre anime (em especial após o sucesso global de Demon Slayer e a expansão de serviços como Crunchyroll), mas estende-se ao gaming, à produção audiovisual e à música, é um modelo onde cada negócio alimenta o outro.

Especialistas da indústria apontam que investir em IPs com potencial de adaptação transmedia (jogos que viram séries / filmes ou bandas sonoras, e vice-versa) é a melhor forma de aumentar valor e presença global. Fontes citadas pela Nikkei indicam que os próximos meses serão marcados por novas aquisições e parcerias estratégicas, para garantir que a Sony continue na vanguarda do entretenimento, independente da plataforma.

Fonte: NIKKEI Asia