A convite da Sony e da LastLap, esta última organizadora do evento, marcámos presença em uma versão demonstração, onde tivemos a oportunidade de experimentar, em primeira mão, o mais novo jogo da franquia exclusiva da Sony, Ratchet e Clank de grande sucesso, que é uma re-imaginação do original da PlayStation 2, melhorado em todos os pormenores, criado a partir de zero e com novos conteúdos tanto em planetas exclusivos como em armas e personagens.
Esta versão experimental do jogo, está limitada até ao planeta Kerwan, onde os nossos heróis se juntam aos Rangers Galácticos do Capitão Qwark.
Para quem jogou o primeiro jogo lançado para a PlayStation 2, em Outubro no ano de 2005, irá deparar-se com vários cenários parecidos, e os famosos personagens do mesmo, Ratchet, Clank, Drek, Qwark, o famoso canalizador do planeta Novalis, entre outros personagens melhorados tanto a nível gráfico como a nível de personalidade.
Começando na garagem em que Ratchet trabalha, observamos logo uma enorme diferença, no espaço pequeno e pouco significante que é na versão PlayStation 2, esta garagem (pertencente a Grimroth e não a Ratchet) foi totalmente modificada, tem cerca do triplo do tamanho da anterior e está com muito mais pormenores. Deparamos-nos imediatamente com uma nova personagem, Grimroth, dono da garagem e mentor de Ratchet, que nos orienta em um tutorial pequeno para aprendermos os controlos básicos com Ratchet.
Ratchet, tal como na versão original, sonha em ter uma aventura intergaláctica e em lutar ao lado do seu ídolo, Capitão Qwark, e para isso irá concorrer ao evento dos Rangers Galácticos, onde nos apresentam uma das armas do jogo, a granada de fusão, e nos explicam o básico das lutas e tiroteios com Ratchet. No entanto Qwark recusa Ratchet e desanimado, este decide voltar para a garagem. Entretanto Clank escapa das garras de Drek, e cai em Veldin, onde encontra o nosso herói peludo.
Os planetas Veldin, Novalis, Kerwan, Aridia e Rilgar foram pormenorizadamente melhorados a todos os níveis possíveis.
Graficamente – Onde podemos deslumbrar do magnífico cenário de Novalis, a noite estrelar de Veldin ou a fatídica cidade de Kerwan, até à mudança de vários caminhos que percorremos.
Em Veldin foi adicionado vários elementos que enriquecem os cenários, como o do evento dos Rangers Galácticos, podendo ver a plateia, os muros, e vários outros pormenores.
O famoso comboio de Kerwan e o percurso até Al foram melhorados, Al está mais realístico , com a sua barba por fazer e o seu ar descuidado de mecânico, mas com mais personalidade e um pouco de humor, a sua garagem tem novos elementos e está mais espaçosa, tal como o percurso da garagem até ao comboio, este último com o dobro do tamanho da versão original, com mais pormenores fantásticos, como o tanque do peixe mutante, ou os cilindros mal colocados em uma das carruagens e as estátuas de vários personagens do jogo.
Banda Sonora – Podemos desfrutar das músicas de fundo a que estamos habituados, ou ao barulho das hélices de Clank, entre outros sons magníficos que estamos acostumados na série Ratchet e Clank.
Gadgetron, a famosa loja de armas está de volta, e completamente melhorada, agora além de comprar as tuas armas favoritas como as granadas de fusão, o combustor e até o pyromancer, podes melhorá-las ao utilizar parafusos raritanium, permitindo, conforme evoluis a arma, desbloquear upgrades de aumento de dano, mais munições, mais efeitos, entre outros pormenores deliciosos para aliciar-nos.
A arma pixelizadora é uma das novidades do jogo, permitindo-nos pixelizar os inimigos e vê-los desorientados.
O sistema de troca de arma, denominado de D-Pad Quick Select era uma das funções mais fracas do jogo original, e foi totalmente remodelado e inserido nesta versão, de forma a não perdermos nem 1 segundo da acção ao trocar as armas.
Ratchet irá receber um fato dos Rangers Galácticos que permitem várias opções e melhorias também, por forma a não morrer e ter mais defesas contra os inimigos e uma nave que poderás utilizar para destruir a frota de naves dos inimigos, e até utilizar um sistema de magnetismo para várias coisas, uma delas sendo pegar nos inimigos e usar como munição.
Esta versão está muito mais desafiante em termos de dificuldade, enquanto que na outra versão passava alguns planetas com imensa facilidade, sendo um deles Kerwan, aqui morri várias vezes devido ao conjunto dos cães metálicos e aos matulões de Drek e respectivos helicópteros, desafiando-nos a ter mais cuidado e estratégia.
No menu podemos aceder a uma nova funcionalidade, que é um sistema de cartas coleccionáveis que permite aos jogadores ganhar e desbloquear conteúdos de bónus, e receber informações das personagens, armas, mapas, e outras curiosidades que vem com cada carta.
Foi uma experiência muito agradável, que pude ter graças à Sony e à LastLap, e desfrutar em primeira mão deste magnífico jogo que irá ser lançado dia 12 de Abril deste ano.
Vejam abaixo o nosso gameplay exclusivo de um dos jogos da Playstation 4 deste ano: