Art Spiegelman revelou que a Marvel tentou censurar o seu texto, por referência a Donald Trump

Os apaixonados por graphic novels, com certeza conhecem Art Spiegelman, um dos autores mais aclamados do mundo, principalmente por aquele que muitos consideram a obra-prima da graphic novel histórica, Maus, que recebeu diversos prémios ao longo dos anos, incluindo um prémio Pulitzer de Literatura.

Sendo assim, é natural acreditar que para além de ser muito requisitado, diversas empresas deem total liberdade para que Spiegelman, escreva os seus textos em obras especiais dessas empresas, mas parece que a Marvel Comics, não está disponível para tanta liberdade assim.

Em entrevista ao The Guardian, o autor revelou que foi convidado recentemente para escrever a introdução do livro Marvel: The Golden Age, que compila as diversas histórias de origem dos vários heróis da Marvel. Ele então escreveu todo o texto e finalizou com uma frase que não foi bem aceita.

A frase dizia que “Num mundo tão real como o que vivemos atualmente, o vilão mais sombrio do Capitão América está vivo, numa América assombrada por uma Caveira Laranja

De acordo com o próprio Spiegelman, a parte onde menciona “… Caveira Laranja” além de uma referência ao grande vilão do Capitão América, Caveira Vermelha (Red Skull), também é uma referência a Donald Trump e isso foi suficiente para que a Marvel Comics, fizesse um pedido para o autor retirar essa parte do texto ou ele nem sequer seria publicado. Sem muita surpresa, até pelo conteúdo das suas obras, Spiegelman recusou o pedido da editora e o seu texto não será publicado.

O autor destacou que o pedido foi feito diretamente pelo milionário e amigo de longa data do atual presidente dos Estados Unidos, Isaac “Ike” Pelmutter, que ocupa o cargo de presidente da Marvel Entertainment. Para finalizar o autor, afirmou que “foi forçado a aprender mais uma vez, que tudo tem ligação com a política”

Vale destacar ainda, que essa não é a primeira vez que Pelmutter, recebe criticas negativas pela sua ligação com Donald Trump, já que na semana passada o ator Armie Hammer (Chama-me Pelo Teu Nome) destacou que o presidente da Marvel Entertainment, é um dos maiores contribuintes financeiros da campanha de Trump.

A nova introdução de Marvel: The Golden Age, será escrita pelo editor da Marvel, Roy Thomas e tem previsão de lançamento para setembro deste ano.