Astro Bot: Rescue Mission – Análise

Entre vários lançamentos de jogos para o dispositivo de realidade virtual da PlayStation, surge Astro Bot. No início foi um jogo não algo não muito falado entre os fãs, mas de repente tornou-se num dos melhores títulos para quem possui o PlayStation VR.

A Japan Studios lança mais um jogo de robots para o PS VR, com uma fórmula fantástica e que vem agarrar os jogadores à realidade virtual, tornando-se num dos melhores jogos para o dispositivo na vertente de plataformas e puzzles, o que nos faz querer progredir ainda mais ao longo da aventura.

Na linha de lançamentos como Moss (podem ler a Análise, aqui), um dos melhores jogos deste periférico, também Astro Bot: Rescue Mission se vem mostrar aos jogadores que possuem o PS VR como uma compra obrigatória. No início, Astro Bot apareceu no Playroom VR como um mini-jogo, mas logo se notou o potencial que este poderia trazer. Para os fãs de jogos de plataformas,  transformar este num jogo completo foi a escolha acertada, resultando num jogo com um sistema bastante simples e intuitivo.

Nesta aventura controlamos o Astro Bot ao longo de cinco planetas diferentes. A nossa cabeça terá um papel fundamental, permitindo-nos ver em nosso redor todo o cenário, para isso, basta inclinar a cabeça ou baixar para a zona pretendida. Iremos controlar o Astro Bot através do DualShock 4 que vos permite mover a personagem com o analógico, e, claro atacar e saltar. A câmara é controlada pela vossa cabeça seja para a direta ou para a esquerda (sendo que esta nem sempre é precisa em alguns movimentos). Podem achar que esta experiência poderá tornar-se enjoativa ou algo do género, mas podemos dizer que não tivemos qualquer problema de enjoos ou náuseas.

Ao movimentarem a cabeça, como referimos anteriormente, podemos ver ao nosso redor, e assim encontrar outros Astro Bots, assim como ver moedas escondidas que teremos de colecionar durante a aventura. Em vários mundos do jogo teremos ainda alguns itens para recolher, para além das moedas, como Astro Bots camaleões escondidos que servirão para desbloquear novos cenários e pequenos desafios de perícia e tempo. Também as moedas vos serão úteis, pois serão moedas de troca para comprar extras na nave das personagens. Por isso, convém irem amealhando-as ao longo do jogo.

Também o nosso robot tem algumas habilidades além de saltar, como até mesmo um jato de água para conseguir alcançar maiores alturas. Podem por exemplo agitar o vosso DualShock 4 verticalmente e o Astro Bot irá saltar à corda. Conforme referimos, também poderão executar ataques para eliminar os vossos inimigos – usar o jato de água permite eliminar alguns deles, por exemplo.

Sendo Astro Bot: Rescue Mission um jogo de plataformas, serão vários os desafios que irão encontrar ao saltar de plataforma em plataforma, como estas consistirem em pequenos blocos que se destroem em pequenos segundos, plataformas em movimento, entre variados outros obstáculos que exigem mais atenção e empenho por parte do jogador para conseguir ultrapassar todos estes desafios. Uma experiência fantástica com plataformas em 3D que apela à vossa capacidade de concentração e rapidez para que vão progredindo na aventura é o que vos espera em Astro Bot.

Este jogo é uma mistura de realidade virtual e plataformas, que se conjugam na perfeição e resultam numa aventura fantástica em que, como já referimos, a conciliação entre a vista do cenário (controlando a câmara através da inclinação da nossa cabeça) e o desafios associados aos jogos de plataformas, fazem com que Astro Bot seja um dos grandes jogos para o dispositivo de realidade virtual da Sony.

Astro Bot: Rescue Mission faz uso de todas as funcionalidades da realidade virtual e até mesmo do sensor de movimentos do DualShock 4. Este é um jogo que foi pensado para fazer uso de todas estas funcionalidades, e podemos dizer que está perfeito e que a tecnologia empregue vai de encontro às expectativas do jogador.

Em relação ao grafismo, o mesmo está espetacular e a variedade de cenários é enorme, em que muitas das vezes terão de procurar muito bem e quase miniciosamente onde estão escondidos, por exemplo, os “camaleões” que, como referimos, permitem desbloquear extras no jogo.

Será na nave de Astro Bot que poderão ver quais os Astro Bots que já salvaram ao longo da aventura. Também podem ver os vossos feitos em cada nível, o que já colecionaram e ainda o que vos falta colecionar. Será nessa nave que poderão trocar as moedas que amealharam ao longo do jogo. Podem ainda revisitar os níveis, e, claro, tentar terminar o jogo no seu pleno conseguindo completar todos os níveis na totalidade.

Opinião Final:

Astro Bot: Rescue Mission é um dos melhores jogos lançados para o PlayStation VR, a par do já lançado Moss, e que faz uso das funcionalidades do dispositivo de realidade virtual da Sony e também do DualShock 4. Um jogo com um grafismo interessante e um conceito fantástico. Se são fãs de jogos de plataforma (e mesmo que não sejam), Astro Bot é um jogo obrigatório que terão de adquirir, e de certeza que não se irão arrepender, muito pelo contrário.

Do que gostamos:

  • Conceito do jogo;
  • Qualidade e grafismo;
  • Utiliza todas as funcionalidades do PlayStation VR e do DualShock 4;
  • Cenários diversificados.

Do que não gostamos: 

  • Nem sempre os movimentos da câmara são precisos.

Nota: 9/10