Com a Computex 2019, a decorrer entre os dias 28 de maio e 01 de junho de 2019 em Taiwan, a Asus aproveitou a oportunidade para revelar o novo ZenBook Pro Duo, o novo portátil da gama Zenbook que promete revolucionar a indústria.
Este portátil tem como a sua principal particularidade ter dois ecrãs com resolução 4K. O ecrã principal de 15 polegadas OLED possui um aspeto 19:9, já o segundo ecrã LCD IPS, está localizado no próprio corpo do portátil, logo acima do teclado com um aspeto de 32:9, e com a mesma largura do ecrã principal e metade da sua altura.
A própria ASUS revelou que esse segundo ecrã será intitulado ScreenPad Plus e funcionará como uma extensão do ecrã principal, ou seja, o utilizador poderá estender os conteúdos do ecrã principal para esse segundo, assim como abrir novas tarefas e aplicativos, sendo que possui um limite de três janelas abertas em simultâneo.
A empresa revelou ainda que tanto o ecrã principal como o secundário são tácteis, a permitirem assim ao utilizador mover um conteúdo de um para o outro com apenas o toque.
Porém, essa inclusão exigiu que a ASUS fizesse uma mudança significativa no design se comparado a outros portáteis da gama ZenBook. Com a presença de um segundo ecrã, o espaço abaixo do teclado foi reduzido, o que forçou a empresa a mudar o trackpad para o lado direito, sendo possível também utilizar o trackpad como um teclado numérico.
Porém, o seu destaque não fica apenas no exterior, já que no seu interior o ZenBook Pro Duo, traz um processador Intel Core i9-9980HK de oito núcleos, uma placa gráfica Nvidia GeForce RTX 2060, memória de até 32GB e disco NVMe SSD de 1TB. No que respeita a ligações, o portátil possui uma entrada Thunderbolt 3, duas entradas USB Type-A, uma entrada jack de 3.5mm para auscultadores e uma entrada HDMI e tudo isso num portátil que pesa 2.5Kg.
Em paralelo, a ASUS também anunciou uma versão mais modesta do novo portátil intitulada, ZenBook Duo, que traz consigo um ecrã principal de 14 polegadas e um ecrã secundário de 12.6 polegadas, ambos FullHD. No seu interior possui um processador Intel Core i7 e uma placa gráfica Nvidia Geforce MX250. Outra diferença desta versão, é que apenas o ecrã secundário é táctil.
Ambos os modelos ainda não possuem data de lançamento e preço anunciados, mas a previsão é que sejam lançados no mercado europeu até o final de 2019.