Andrzej Sapkowski, o famoso autor polaco responsável pela série de livros que deram origem à franquia The Witcher, não acreditava que a adaptação para os videojogos da sua obra pudesse ter sucesso.
Numa entrevista recente, o autor revelou que, por considerar que a adaptação desenvolvida pela CD Projekt RED não fosse ter sucesso, preferiu não receber uma percentagem das receitas das vendas dos jogos. Sapkowski comentou que foi parvo o suficiente para vender os direitos da sua obra de uma única vez e revelou que o estúdio lhe ofereceu mesmo uma percentagem dos lucros e ele se recusou por considerar que não haveria lucros, tendo preferido receber todo o dinheiro no momento da venda dos direitos.
Sapkowski reforçou que foi realmente parvo por não ter acreditado no sucesso e deixado tudo nas mãos do estúdio porque não acreditava no sucesso, mas naquele momento ninguém poderia prever onde a franquia iria chegar. De acordo com o escritor, há alguns anos não considerava os videojogos como algo importante. Mas, hoje em dia reconhece o trabalho feito pela CD Projekt RED e acredita que não poderia ter pedido por um melhor estúdio para adaptar a sua obra. Nas palavras dele, a equipa do estúdio merece todos os prémios e elogios que receberam até hoje, foram jogos muito bons e com grande qualidade.
Revelou ainda que antes da CD Projekt RED ficar responsável por The Witcher, o jogo esteve próximo de ser desenvolvido por Adrian Chmirlarz (Bulletstorm e The Vanishing of Ethan Carter). Apenas em 2000, que o estúdio polaco se aproximou de Andrzej Sapkowski, e esse aceitou negociar com o estúdio, simplesmente porque tinham uma “mala cheia de dinheiro”.
O autor afirmou que, naquele momento, esse era o seu único interesse numa adaptação, o dinheiro. Ele aceitou que o estúdio pudesse escrever uma história completamente nova com as suas personagens e a sua visão daquele universo único. Assim, Sapkowski não teve qualquer influência no desenvolvimento dos jogos da CD Projekt RED, tendo ainda revelado que, até hoje, muitas pessoas o questionam se os jogos tiveram alguma influência na sua vida e a resposta é que sim, da mesma maneira que ele ajudou os jogos.
Para finalizar, o escritor considera que não foram os jogos que o promoveram e sim ele que promoveu os jogos com o seu nome e personagens.