Apesar de ter alcançado o seu maior sucesso, principalmente através do terceiro jogo da franquia, The Witcher, nasceu como uma série de livros nos anos 90 escrita pelo autor polaco, Andrzej Sapkowski, porém, apesar desse sucesso a relação entre o autor e a CD Projekt RED nunca foi das mais amigáveis e parece que um novo capítulo dessa relação conturbada está a ser escrito.
Como revelou a CD Projekt RED através de um comunicado de imprensa, na última segunda-feira (01) a sede da empresa em Varsóvia recebeu um pedido de “pagamento adicional” feito por Sapkowski, no valor de 60 milhões de zloty, o equivalente a cerca de 14 milhões de euros, que corresponde a algo entre 5-15% dos lucros obtidos pelo estúdio com os jogos, inspirado nas obras do autor.
No pedido, o autor afirma que os direitos que a CD Projekt RED possui, são referentes apenas ao primeiro jogo da franquia, sendo assim, ele exige um valor adicional a aquele que recebeu inicialmente, agora pelo segundo e terceiro jogo da franquia, assim como as suas expansões. Na “carta” Sapkowski afirma que não possui intenção de avançar para algo mais sério, caso o pedido seja concedido.
O autor chega mesmo a afirmar, que não gostaria de levar esse pedido a público, já que isso poderia prejudicar a imagem e reputação da CD Projekt RED e que ele e o seu representante legal, estariam disponíveis para conversar com os responsáveis pelo estúdio nos próximos 14 dias para resolver essa situação.
Em resposta a própria CD Projekt RED divulgou o comunicado de imprensa, com a “carta” escrita pelo autor em anexo, onde quis esclarecer toda essa situação. De acordo com o estúdio, essa é uma alegação totalmente “infundada” já que adquiriram legitimamente e legalmente os direitos autorais para desenvolver os três jogos da franquia.
Apesar disso, o estúdio esclarece que os seus representantes estão a trabalhar ativamente pararesolver essa situação de “maneira amigável” com Andrzej Sapkowski, e que assim esperam que essa exigência não traga nenhum impacto negativo a série The Witcher como um todo.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o autor polaco se mostra desconfortável com o valor recebido pelos direitos da sua obra. Numa entrevista no inicio de 2017, Sapkowski reconheceu que cometeu um grande erro ao não pedir uma percentagem dos lucros dos jogos, ao invés disso, exigiu um único pagamento pelos direitos da sua obra.
De acordo com o próprio autor, essa decisão teve como motivo principal, ele não acreditar no sucesso e eventual lucro dos jogos.
Alguns meses depois da entrevista, o ex-diretor da CD Projekt RED, Sebastian Zieliński, revelou que o estúdio pagou cerca de 9.500 dólares para Andrzej Sapkowski pelo direitos da obra, sendo esse valor referente aos dois primeiros jogos da franquia.
Esse ambiente tenso entre o autor e o estúdio ainda promete muitas reviravoltas, principalmente porque para além dos jogos, The Witcher, em breve também ganhará uma adaptação em formato de série pelas mãos da Netflix, o que promete aquecer ainda mais toda essa discussão.