
A indústria dos videojogos atravessa um período turbulento: após o cancelamento do aguardado exclusivo Xbox, Contraband, desenvolvido pela Avalanche Studios (criadores de Just Cause e Mad Max), foi agora confirmado o encerramento total do Avalanche Liverpool, filial britânica do estúdio. Esta decisão insere-se numa reestruturação mais alargada dentro da Avalanche Studios Group, que prevê ainda cortes significativos de postos de trabalho nas equipas em Estocolmo e Malmö.
O anúncio do fecho surge pouco depois da confirmação do cancelamento de Contraband, onde os responsáveis admitiram que “o desenvolvimento ativo foi interrompido enquanto avaliam o futuro do projeto”, reconhecendo a empolgação gerada junto da comunidade desde o anúncio, mas sem garantir continuidade. A vaga de encerramentos não se limita à Avalanche, em Julho de 2025, a Microsoft já tinha iniciado uma onda de despedimentos e encerramentos de projetos de peso, com destaque para o fim do reboot de Perfect Dark (The Initiative) e Everwild (Rare), além de um MMORPG da ZeniMax e reestruturação da equipa Turn 10.
A série de cancelamentos e encerramentos de estúdios coloca pressão sobre a marca Xbox, que este ano perdeu várias apostas estratégicas e viu a sua reputação ser afetada. Apesar das declarações de Phil Spencer garantindo um futuro otimista e mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo na Xbox Game Studios, o panorama é de incerteza, agravado pelo contexto de consolidação e compras bilionárias como a aquisição da Electronic Arts pelo fundo saudita.
Fonte: DualShockers