O Metacritic é uma plataforma onde podemos consultar a média das notas atribuídas aos videojogos que vão saindo, tanto por parte dos meios de comunicação especializados como dos utilizadores que podem votar de forma autónoma de acordo com o que acharam da experiência de determinado jogo.
A lista que terá sido divulgada determina a Bethesada Softworks como a melhor empresa da industria de 2017. Foram vários os lançamentos da companhia no último ano, tendo em conta que não se trata de um estúdio de dimensões astronómicas.
Wolfenstein II: The New Colossus foi o jogo melhor cotado pela crítica especializada com um metascore de 87 (de 0 a 100), sendo The Evil Within 2 o jogo com melhor nota atribuída pelos utilizadores, chegando aos 88. Prey ficou entre os dois lançamentos acima indicados com uma média de 79. Números que podem não surpreender calorosamente, mas que juntos chegaram para arrecadar o inesperado primeiro lugar.
Menções honrosas para a Nintendo que conquistou o segundo lugar, com lançamentos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey que arrecadaram notas impressionantes, afirmando-se já como dois dos jogos da geração. A Sony segurou o 7 lugar, embora tenha tido alguns lançamentos com excelentes críticas como Persona 5, Nier: Automata e Horizon: Zero Dawn mas não terá sido o suficiente para a empresa nipónica atingir melhores números. A Microsoft não consta na lista, embora tenha tido ótimos lançamentos como Cuphead e Forza Motorsport 7.