No ano de 2000, alguns membros da Microsoft propuseram a Bill Gates, fundador da companhia, a criação da Xbox, no entanto Bill Gates não ficou convencido em apostar no mercado de consolas.
Foi feita uma reunião para se decidir se avançavam ou não com a ideia e Bill Gates entrou com a apresentação em PowerPoint da Xbox nas mãos, atirou para cima da mesa e disse que considerava a proposta um insulto em relação a tudo o que tinha feito pela Microsoft. Bill Gates não estava, de todo, satisfeito com a ideia de desenvolver uma plataforma de videojogos fechada e deixar para trás o reconhecido Windows.
Outros membros, como Robbie Bach e J. Allard, tentaram convencer Bill Gates que a Xbox One era um bom passo para a companhia, mas Steve Ballmer não partilhava do mesmo entusiasmo e não gostou muito da ideia porque a Microsoft iria perder bastante dinheiro na criação da consola.
Tudo mudou quando um membro da Microsoft, que estava presente na reunião, mas que se tinha mantido em silêncio durante a mesma, decidiu levantar a mão e perguntar “O que está a acontecer com a Sony?”, querendo com isso dizer que a Sony estava a conquistar milhões de jogadores.
Foi nesse exacto momento que Bill Gates e Steve Ballmer falaram á parte um com o outro, pensaram no assunto, e o fundador da Microsoft decidiu avançar com a ideia, fornecendo todos os recursos necessários para a criação da Xbox.