E aconteceu. A Microsoft anunciou hoje que a Xbox One irá se “separar” do Kinect e já a partir do dia 9 de junho – curiosamente 1º dia da E3 2014 – os compradores poderão encontrar a consola à venda sem a sua famosa camera de deteção de movimentos por sensivelmente menos 100 euros. O Kinect irá iniciar a ser vendido por separado no outono deste ano, por alturas do lançamento da consola nos restantes 26 países já anunciados. Esta pode considerar-se mais uma reviravolta histórica na industria dos videojogos e na vida na Xbox One depois do primeiro famoso 180 em que a Microsoft anunciou o fim da implementação do DRM no verão de 2013.
Anunciado está também a celebração do 1º aniversário do Games with Gold – iniciativa que oferece 2 jogos por mês aos possuidores da Xbox 360 na qual irão ser oferecidos 3 jogos no mês de junho: Dark Souls, Charlie Murder e Super Street Fighter 4: Arcade Edition. A mesma iniciativa irá dar início na Xbox One com os primeiros jogos a serem oferecidos o belo Max: The Curse of Brotherhood e Halo: Spartan Assault.
Uma nova iniciativa para a Xbox One é a Deals with Gold, já em junho, a qual irá proporcionar descontos em vários jogos todos os meses começando por Forza 5 e Ryse: Son of Rome. Estão prometidas também “outras surpresas”. Nos próximos meses irão haver também descontos entre 50% a 75% em certos jogos além de um “quarto virtual VIP exclusivo para membros Xbox Live Gold” no qual a Microsoft irá apresentar “ainda mais jogos gratuitos e outros grandes benefícios”.
Uma vez mais: estas mudanças irão começar já neste próximo mês de junho. Fiquem com o vídeo com a mensagem do próprio Phil Spencer: