Captain Toad: Treasure Tracker – Special Episode – Análise

Captain Toad: Treasure Tracker foi um dos melhores títulos a sair do catálogo da WiiU e a saltar para a Switch – e é bom ver que este jogo tão simples, mas tão bom, ainda está a receber amor por parte da Nintendo, que percebeu o potencial que este tem na sua híbrida.

Por isso, é com agrado que vemos Captain Toad a ser agraciado por um DLC (com um preço bem simpático, diga-se de passagem) que promete expandir um pouco mais a experiência de jogo. Ao jogo original, são adicionados mais 18 níveis, com a introdução de algumas novas mecânicas de jogo, que podem ser o mote para futuros desenvolvimentos e DLC’s.

Quanto ao design dos níveis, mantém-se o ambiente fantástico e originalidade a que o jogo já nos tinha habituado, sendo que um dos meus favoritos foi sem dúvida o barco pirata. Foram ainda adicionados dois novos modos de jogo. Um deles consiste em tentar apanhar todas as coroas dispostas no nível, mas com um twist – a segunda coroa apenas aparece quando apanhamos a primeira (e assim sucede com as seguintes) e durante apenas alguns segundos. Após acabar o tempo, se não tivermos apanhado a coroa, o temporizador faz reset e temos de tentar novamente.

Não há nada como explorar um barco pirata com um amigo.

Quanto ao segundo modo de jogo, o mesmo envolve umas brincadeiras com os Boos. Armado com uma lanterna, Captain Toad tem obrigatoriamente de se juntar a um amigo para que, juntando os seus feixes de luz, consigam evaporar os Boos, que rapidamente se aproximam para os atacar. Este modo aparenta ter sido especialmente criado para o modo cooperativo, que foi afinado (já lá vamos), mas, caso queiram jogar sozinhos, o jogo disponibiliza umas cerejas que, ao serem apanhadas, geram um clone vosso que vos segue por todo o lado.

Estes dois modos de jogo essencialmente servem para reutilizar alguns níveis antigos, mas de cara lavada. Por exemplo, já tínhamos experienciado Boos em Captain Toad, mas este modo de jogo que obriga a um confronto direto (sem nabos à mistura) obriga a momentos um pouco mais tensos, principalmente quando estamos rodeados de Boos a aproximarem-se perigosamente e começamos a entrar em desespero porque o nosso parceiro está a apontar a lanterna sabe-se lá para onde.

Quanto à história… bem, já o jogo original não primava por ter um enredo mega envolvente, mas também não é de todo este o cerne de Captain Toad. O DLC nem sequer se preocupa com isso e acaba por ser benéfico. O foco aqui são os puzzles e os mesmos são estupendamente divertidos – e é só isso essencialmente que interessa.

Finalmente, e apesar de não ter diretamente a ver com o DLC, gostaria ainda de voltar à questão do modo cooperativo local. Apesar de todas as suas qualidade – que podem relembrar na nossa análise aquiCaptain Toad: Treasure Tracker sofria de um enorme mal, que até então tinha sido posto de lado. Tinha um dos piores modos cooperativos locais de sempre (Super Mario Odyssey, não estou esquecida de ti), que fazia lembrar os bons velhos tempos em que se dava um comando desligado ao irmão mais novo, só para este se sentir incluído.

Felizmente, a Nintendo decidiu lançar gratuitamente um update que revitaliza o modo cooperativo local, permitindo que dois jogadores possam efetivamente explorar os níveis em simultâneo, em vez de relegar um deles a uma mão lançadora de nabos.

Tanto este update como o DLC provam que este tipo de atualizações para Captain Toad: Treasure Tracker são mais do que bem-vindas, complementando uma experiência de jogo que já de si era sólida – e melhor ainda, com um preço bem aliciante de apenas 5,99€.

Opinião Final:

Captain Toad: Treasure Tracker – Special Episode é um DLC que ninguém pediu, mas que acaba por ser tornar indispensável para os fãs do jogo original. Se não gostaram de Captain Toad: Treasure Tracker, não será este DLC que vos vai fazer mudar de ideias, mas tanto este conteúdo como o update gratuito fazem com que esta seja a melhor versão possível em que nos devemos aventurar com Captain Toad. Ficamos na expectativa de que este seja o primeiro de mais episódios especiais.

Do que gostamos:

  • Novos níveis, com modos de jogo diferentes que evitam ser “mais do mesmo”;
  • Um preço baixo e perfeitamente adequado a este tipo de DLC.

Do que não gostamos: 

  • Seria bom ver ainda mais variedade nos cenários, ao invés de reciclarem níveis antigos.

Nota: 9/10