Durante a Game Developer Conference 2017 (GDC 2017), o diretor de animação da CD Projekt RED, Sebastian Kalemba, revelou alguns detalhes sobre o processo de desenvolvimento do The Witcher 3: Wild Hunt.
De acordo com Kalemba, a equipa criou cerca de 16 mil animações para as mais de 200 horas de conteúdo do jogo base. Já as expansões Hearts of Stone e Blood and Wine (que juntas totalizam cerca de 50 horas de conteúdo) receberam cerca de 7 mil novas animações.
O diretor de animação frisa que foi vital para o desenvolvimento do jogo e das expansões que o estúdio tivesse uma boa comunicação com a equipa de desenvolvimento de história do jogo, o que ajudou todos a saber como seriam os movimentos das personagens e criaturas.
O texto a partir deste ponto contém spoilers sobre as expansões, sendo aconselhado a todos os que ainda não jogaram as expansões, a evitar ler a partir daqui.
Kalmeba também falou sobre os personagens de ambas as expansões de The Witcher 3: Wild Hunt.
De acordo com ele, Olgierd von Everec , personagem principal da expansão Hearts of Stone, recebeu um outro tratamento por parte da equipa, já que Geralt de Rivia está acostumado a combater monstros. Porém, Olgierd não era uma dessas criaturas, era um homem imortal. Com isso, o estúdio teve de pensar, em como poderia animar o personagem de maneira a que fosse interessante lutar contra ele.
A decisão então, foi reflectir a imortalidade de Olgierd em sua própria animação. A arrogância era algo comum sempre que era atacado, por ter plena certeza de que nada que o adversário fizesse iria resultar. Ele foi criado como uma personagem extremamente agressiva e imprudente, com um estilo de luta inspirado na esgrima polaca do século XVII chamada “Sabres Cruzados”.
Em contrapartida, em Blood and Wine, os jogadores encontraram com Dettlaff, um vampiro superior que tornou-se rapidamente num pesadelo para o estúdio na hora de criar animações nas suas lutas. Kalemba revela que o grupo dedicado á animação, precisou de seis meses, o dobro do tempo dedicado à maioria dos combates com bosses no jogo, e ele ressaltou ainda que não ficou totalmente satisfeito, sendo que mais três meses teria sido o ideal para o desenvolvimento total.
De inicio, Dettlaff parecia mais ou menos uma personagem humanóide com garras intimidantes, por isso não era suficiente, ele seria o boss final do jogo e faltava algo especial para representar esse combate épico.
Assim a equipa de animação trabalhou lado a lado com a equipa de desenvolvimento de história para estudar como Dettlaff poderia mudar mediante as suas diferentes formas, desde a animação das suas asas até como iria se realizar cada transformação.
The Witcher 3: Wild Hunt foi lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One em maio de 2015 e é até hoje considerado por muitos como o melhor RPG já criado na história da industria dos videojogos e serve de inspiração para vários jogos independentes e AAA.