A faltar menos de 1 ano para o tão aguardado lançamento de Cyberpunk 2077, a CD Projekt RED já começa a estar mais confortável para divulgar novos detalhes sobre os vários elementos do jogo e em entrevista a revista polaca PSX Extreme, os desenvolvedores, falaram um pouco sobre o sistema de loot, relacionamentos e até mesmo fora o que existe para além de Night City.
De acordo com os desenvolvedores, existem sim todo um universo para além de Night City e os jogadores vão conhecer esse lugar, porém, em alguns momentos vão desejar não ter conhecido. Um dos principais elementos fora da área da cidade, é a existente de nómadas, sendo divididos entre Wraights que serão extremamente hostis ao jogador e os Aldecados, um grupo ligeiramente mais amigável ao jogador, sendo até possível negociar com eles.
Foi revelado ainda que a ambientação fora de Night City será completamente diferente, sendo predominante uma paisagem devastada, onde a flora e a fauna foi extremamente reduzida ou mesmo extinta pelo pior dos animais que existem no mundo, os humanos. Sendo assim, não será um lugar onde o jogador desejará ir sozinho ou desarmado.
Apesar de a fauna em Cyberpunk 2077 ser praticamente inexistente devido a várias pandemias associadas a esses animais. O jogador ainda encontrará alguns animais dentro de Night City, como animais de estimação da elite.
Também foi revelado que o sistema de relacionamentos em Cyberpunk 2077 dará ao jogador bastante, liberdade, sendo possível iniciar um relacionamento de amizade ou até mesmo relacionamento amoroso com uma boa diversidade de NPCs, inclusive poderá mesmo iniciar relacionamentos amorosos com múltiplos NPCs, porém, o jogo também trará diversidade na orientação sexual desses personagens, sendo assim o jogador apenas poderá estabelecer uma relação de amizade com alguns NPCs numa primeira gameplay.
Os desenvolvedores ainda detalharam um pouco o sistema de loot do jogo, onde revelaram que para além de materiais normais utilizados na construção de armas e equipamentos, vão existir itens colecionáveis espalhados pelo mundo do jogo. Sendo assim, caso os jogadores decidam gastar algum tempo a procura de itens, pode ser útil instalar implantes especiais que vão ajudar a encontrar itens que estarão escondidos pelo mapa. Além disso, esses itens também poderão ser melhorados e alguns NPCs, serão igualmente úteis já que darão pistas sobre onde encontrar determinados itens escondidos.
Também revelaram que o apartamento do nosso personagem, não trará muitos recursos de interação e nem será possível personaliza-lo, a ter como principal interação a verificação de emails e armazenamento de equipamentos. Porém, será importante durante a narrativa do jogo, já que muitas reuniões acontecerão ali.
Foi dito ainda que o roubo de veículos em Cyberpunk 2077 não deve ser algo que os jogadores levem como uma ação comum e sim como uma ação de emergência, já que ao roubar um veículo e ser visto pela polícia ou alguma, gangue local, o jogador terá que lutar ou conseguir escapar, não havendo elemento de prisão do nosso personagem, ou seja, a polícia irá atacar com intenções claras de matar o nosso personagem. Além disso, apenas os veículos que o jogador comprar estarão na garagem.
Para finalizar, os desenvolvedores revelaram que o final do jogo dependerá principalmente das escolhas que o jogador fizer durante a narrativa, incluindo nas missões secundarias que terão um papel considerável durante a história, assim como no final dela.
Cyberpunk 2077 será lançado no dia 16 de abril de 2020 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.