Quando a Nintendo Switch foi anunciada, as pessoas não sabiam exatamente o que esperar, principalmente depois do desastre que foi a Nintendo WiiU, e por mais que alguns fãs e entusiastas estivessem otimistas, nem todos tinham tanto confiança assim.
Em entrevista ao Bloomberg, o CEO da Pokémon Company, Tsunekazu Ishihara, revelou que inicialmente não acreditava no sucesso da consola e que chegou mesmo a dizer isso para a próprio Nintendo.
Ishihara acreditava que a Switch não iria ter sucesso até começar a ser vendido, já que na era dos smartphones, ele pensava que ninguém ia querer levar uma consola para fora de casa, algo que ele mesmo reconhece hoje em dia que estava enganado.
O executivo, afirma que aprendeu com essa experiência, pois, percebeu que a chave do sucesso era bem simples, software com qualidade absoluta impulsiona as vendas do hardware. O próprio estilo de jogo pode ser flexível quando o hardware é interessante.
Apesar disso de acreditar atualmente no potencial da Nintendo Switch, Ishihara ainda prefere manter-se numa zona de segurança ao afirmar que não é positivo superestimar o potencial da consola.
Atualmente a Pokémon Company está a trabalhar juntamente com a Game Freak, no desenvolvimento de um novo jogo da franquia Pokémon para a consola, que marcará a estreia da franquia na consola. Ishihara aproveitou a entrevista, para comentar também sobre isso.
De acordo com ele, diferente dos smartphones, a Nintendo Switch não é um aparelho que precisa estar constantemente com uma conexão a internet, então a perspetiva do estúdio, não é tão diferente da Nintendo DS ou 3DS a nível de conectividade.
Para finalizar ele afirmou, que a Switch permitirá criar um Pokémon que seja mais profunda e com maior nível de expressão. Como resultado, isso faz da consola, uma plataforma extremamente importante.
O jogo ainda não possui uma data concreta para ser lançado.