O Google anunciou hoje, dia 15 de setembro que vídeos com áudio e reprodução automáticas vão ser bloqueados pela empresa.
A versão 64 do browser que tem previsão de lançamento para janeiro de 2018, trará como uma das suas principais funcionalidades algo que a muito tempo os utilizadores já pediam, o bloqueio nativo de reprodução de vídeos e publicidade que contenham áudio,
De acordo com o Google, ainda será possível que esses vídeos sejam reproduzidos automaticamente, porém, só em três situações especificas:
- Caso o vídeo estiver em modo silencioso ou não tiver qualquer audio
- Se o utilizador mostrar interesse naquele conteúdo
- Se o site estiver definido como pagina inicial
A empresa revela, que essas medidas vão unificar a experiência dos utilizadores em plataformas móveis e desktop e os testes já começaram a ser feitas desde agosto deste ano. Além disso, já era algo que muitos utilizadores pediam já que além de afetar o desempenho, ainda consome a bateria conta a vontade do utilizador.
Para aqueles que estão ansiosos por essa funcionalidade, a partir da versão 63 já será possível desativar permanentemente a reprodução de áudio em paginas especificas.
Essa é apenas uma das medidas que a Google pretende implementar ao Chrome para a restrição de conteúdos potencialmente incómodos aos utilizadores. Em junho deste ano, a empresa anunciou que iria lançar a sua própria versão do AdBlocker com previsão de lançamento também para 2018.