Numa entrevista com o site Kotaku, o co-diretor de Final Fantasy XV, Hajime Tabata partilhou algumas das suas opiniões sobre o próximo jogo Final Fantasy.
Um dos medos de Tabata é de que devido ao mercado japonês estar mais voltado para as consolas portáteis e para os smartphones, jogos para as consolas domésticas têm mais dificuldades em se establecerem e alcaçarem vendas que compensem o custo de produção.
Jogos como Final Fantasy XV, RPGs de alto custo de produção tendem então a ficar mais esquecidos pois vão contra os jogos mais simples e baratos disponíveis para os smartphones que ocupam os japoneses nas suas longas viagens para o trabalho.
O co-diretor acredita ainda que embora esta tendência tenha aumentado exponencialmente nestes últimos anos, ainda é possível continuar a criar jogos que nos colem horas e horas ao grande ecrã. Ataba dá o exemplo de que desde quando era pequeno passava várias horas a jogar na televisão e que é desse tipo de jogos que gosta e quer produzir e espera continuar a fazê-lo durante muitos anos para passar este culto para as camadas mais jovens.
Devido a esta crescente tendência Hajime Ataba acredita que caso Final Fantasy XV não obtenha o sucesso esperado então o futuro de jogos para consolas domésticas passará a ser incerto e que tudo depende deste jogo.
Embora esta seja apenas a opinião do co-diretor do jogo, a verdade é que editoras tal como a Square Enix têm enfrentado dificuldades em conseguir sucesso em jogos para consolas domésticas e estão progressivamente a levar os seus jogos para as consolas portáteis e o mercado mobile. Devido a esta situação não seria de estranhar uma diminuição da quantidade de apoio às consolas domésticas por parte da Square Enix caso o próximo Final Fantasy seja um fracasso de vendas.
Final Fantasy XV será lançado numa data ainda por revelar para a PlayStation 4 e Xbox One.
