Hoje de manhã estivemos na Conferência de Imprensa da Comic Con Portugal, no Cine-Teatro Constantino Nery.
Como já tínhamos anunciado vamos marcar presença nesta que é a primeira Comic Con em Portugal. Nos próximos dias acompanharemos o evento, que decorre de sexta, dia 5, a domingo, dia 7; trazendo todas as novidades aos nossos leitores. Como não poderia deixar de ser, vamos estar com especial atenção ao espaço dedicado aos jogos, mas provavelmente teremos alguma cobertura fora da área.
Passando às notas que retiramos da conferência de hoje, podemos apresentar alguns factos interessantes. Desde logo, a afluência ao evento. Paulo Cardoso, principal responsável da organização e maior orador de hoje, conta-nos que o objectivo de chegar aos 20 000 visitantes está perto de ser atingido, apenas com dados das pré-vendas, o que é fantástico e nos faz ter confiança no sucesso deste evento nos próximos anos. “Próximos anos?”, perguntam os leitores. Pois bem, segundo foi revelado o plano engloba já 5 Comic Cons a realizar anualmente (esta e mais 4), todas confirmadas a ter lugar na Invicta cidade do Porto, na Exponor.
A escolha da cidade do Porto foi uma das surpresas do evento, sendo que normalmente é a capital que fica com os maiores eventos. A escolha foi justificada pela organização, que afirma que o espaço da Exponor foi um ponto chave, bem como o apelo à comunidade do norte de Espanha e a proximidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Quanto à data, aproveitar o feriado de dia 8 foi importante para atrair turistas.
Para além destes dados, ficamos a saber algumas curiosidades, como o facto de Stan Lee ter estado quase confirmado como convidado por duas vezes, acabando por não poder aparecer; e ainda que Tom Riley (Da Vinci’s Demons) aceitou o convite bastando a oportunidade de vir ao Porto… Beber um copinho de vinho do Porto! Esta foi, de resto, uma das estratégias para convencer os grandes nomes a virem à conferência lusitana. Paulo Cardoso afirma que todo o planeamento foi uma enorme aventura, com um orçamento astronómico (a questão do número exato foi contornada), e que não o cartaz excede todas as expectativas iniciais para a primeira edição. Joe Reitman, sempre bem animado, mostrou-se disponível a continuar a sua colaboração como correspondente em L. A. nos próximos anos, afirmando ainda que será pago em peixe, proclamando “Bacalhau!”.
Se querem saber tudo sobre a Comic Con Portugal, não percam a nossa cobertura! Faremos alguns artigos e uma pequena cobertura fotográfica. Se estiverem pelo evento, não hesitem em dar uma palavrinha ao nosso enviado e, quem sabe, aparecer na página do Facebook!