Com a oitava edição da Comic Con Portugal à porta, nesta terça-feira tivemos a oportunidade de acompanhar a conferência de imprensa que antecede o maior evento de cultura Pop do páis.
Numa sessão liderada por Paulo Cardoso, o CEO da Comic Con Portugal, assistimos a um balanço das últimas edições e às novidades que estão à porta. Acompanhado por Ângelo Pereira (vereador da Câmara Municipal de Lisboa) e Carlos Silva (presidente da EMEL), Paulo Cardoso manteve o seu tom descontraído na apresentação dos dados e nas respostas às questões do público.
Começando nos números, foi adiantado que a edição de 2021 teve mais de 77 mil visitantes, um número que fica aquém de outras edições, mas que ainda assim é bastante positivo face às exigentes restrições a que o evento esteve sujeito. Desde visitantes, 60% foram de Lisboa, também explicado pela dificuldade na mobilidade, e 53% foram do sexo feminino. Depois do lema “A new hope” do ano passado, este ano temos um optimista “We can be heroes”.
Questionado sobre o espaço, Paulo Cardoso foi perentório em afirmar que esta edição será o verdadeiro teste ao Altice Arena, com alterações face aos problemas do ano passado, e agora sem restrições no contexto da pandemia. O problema este ano é a mesmo a previsão metereológica, e para isso a organização montou grandes estruturas exteriores, com corredores de ligação abrigados ao espaço principal. Como grandes melhorias, a organização realça o fluxo de filas, a sinalética e a pegada ecológica (contextualizando a parceria com a EMEL e as suas bicicletas GIRA).
A nível de auditórios, esta edição contará com 8, um recorde para o evento. Foi realçado que tentaram não canibalizar eventos paralelos, com programação de qualidade para todos os gostos. Há também mais ativações das marcas e mais atividades para fazer entre painéis, como escape rooms e espaços gaming alargados.
Tivemos ainda oportunidade de ouvir as últimas surpresas de cartaz, com destaque para as estrelas de “His Dark Materials”, Daniel Giles (“The Originals”) e um painel com 4 elementos da Porta dos Fundos.
Esta edição contará com mais de 370 convidados, 230 ativações de marcas e 300 horas de programação. Da nossa parte, vamos estar atentos à área gaming, e vemo-nos por lá!