Uma década de Comic Con em Portugal traz também o regresso “às origens” no Porto, na Exponor. Hoje, 19 de Março, estivemos presentes na habitual conferência de imprensa que antecede o evento, onde foi exposta a visão para o evento deste ano.
O painel da conferência foi liderado, como seria de esperar, por Paulo Cardoso, o CEO da Comic Con Portugal. Bem disposto, brincava ainda antes de entrar que poderíamos ter uma Comic Con em Faro ou no Funchal, antevendo as inevitáveis questões sobre a localização do evento.
Já dentro do Palácio dos Viscondes de Balsemão, a organização começou por mostrar o caminho nos últimos meses de aproximação do evento principal, mostrando um foco em diversificar o que é a Comic Con Portugal. Eventos como o Dia do Batman e presenças em eventos de terceiros mostram que a marca está a alargar horizontes.
Num vídeo que certamente veremos no evento, foi possível relembrar os últimos 10 anos da Comic Con Portugal. Este marco está evidente em todo o material gráfico e é um grande foco desta edição. Relembramos ainda os diversos lemas, com a contextualização temporal.
No que toca a números, não foram partilhados detalhes da última edição, havendo apenas números para a década: +726 mil participantes, +63€M em exposição nacional e internacional, +150 marcas envolvidas, +2095 talentos, 2 prémios internacionais. O mais impressionante é mesmo o reconhecimento da marca, com 93% da população portuguesa a reconhecer a Comic Con Portugal.
Para este ano, o foco é mesmo a celebração da década do evento. O esperado regresso à Exponor, desta vez com todo o recinto dedicado ao evento e capacidade para até 160 mil pessoas. 10 anos trazem também 10 palcos distintos, com 220h de programação e mais de 150 marcas presentes. Este ano haverá também uma zona outdoor e o Geek market foi redesenhado.
A sessão de questões não se alongou muito, e Paulo Cardoso está hábil a responder sem dar muitos detalhes sobre orçamentos ou o futuro, mantendo a posição que é um evento nacional e estará onde fará sentido. Não escondeu a preferência pessoal pelo Norte, mas deixou claro que é mais difícil de vender aos parceiros, dizendo ainda que era importante nestes 10 anos mas que trouxe muitos desafios nas negociações.
O cartaz já pode ser consultado na íntegra no site oficial, e não foram feitos anúncios de última hora. No que toca ao universo gamer, temos eventos de eSports (FIFA) e alguns paineis de discussão.
A equipa do Portugal Gamers estará no evento, com especial atenção à programação e espaços de videojogos. Vemo-nos lá!