A Comissão Europeia anunciou hoje, dia 2 de fevereiro, através de um comunicado oficial, que tem planos de investigar a Valve e outras cinco empresas de jogos, sendo elas a Bandai Namco, Capcom, Focus Home, Koch Media e ZeniMax por suspeitas de realizarem práticas anti-competitivas que violam a legislação antitrust.
De acordo com o comunicado, a Comissão Europeia suspeita que aconteceu um acordo bilateral entre a Valve e as cinco empresas para restringir preços ou bloquear certas ofertas aos consumidores por conta da sua nacionalidade ou local de acesso, práticas conhecidas como “geo-blocking”.
O foco da investigação está na ativação de chaves, que podem ser impedidas de serem ativadas por bloqueio de região. Isso impediria por exemplo que alguns países da Europa tivessem as mesmas ofertas por causa de diferentes moedas e localizações, o que viola as leis de competitividade.
No caso, a Valve estaria a facilitar para que as empresas realizassem esta prática. De realçar que esta restrição existe realmente e é confirmada pela própria Valve através da sua página de suporte.
Além disso, a ZeniMax é a responsável por estúdios como a Bethesda, Arkane, id Software entre outras, enquanto que a Koch Media é a dona da Deep Silver, o que significa que há um grande número de jogos envolvidos nessa investigação.
A Comissão Europeia não definiu uma data limite para a investigação, o que significa que a conclusão do caso ainda pode demorar, o que depende da cooperação dos investigados e também da complexidade do processo.