Uma dica muito importante para quem está a começar agora a dar os primeiros passos em No Man’s Sky, não utilizem a nave que vem como conteúdo adicional no jogo antes de saírem da primeira galáxia.
Caso o jogador decida não seguir essa dica, poderá se ver numa situação em que será impossível continuar a progressão no jogo um pouco mais adiante.
A situação referida não é considerada exactamente um bug, e sim uma decisão infeliz de game design.
A primeira galáxia onde o jogador é colocado serve como um tutorial em No Man’s Sky e ensina o jogador a construir alguns itens que serão essenciais no jogo, entre eles um hiperpropulsor para que a sua pequena e simples nave inicial possa viajar entre galáxias.
Já a nave adicional, chamada Alpha Vector na versão para PlayStation 4 e Horizon Omega na versão para PC é um pouco melhor do que a nave inicial e já possui um hiperpropulsor, só que isso pode fazer com que o jogador mesmo sem intenção acabe por pular essa parte do tutorial e avançar para a segunda galáxia.
E é justamente ai que começam os problemas, pois ao pular essa missão o jogador acaba por não aprender a criar o item Ressonador Dinâmico, essencial para construir e reparar o hiperpropulsor, e naves futuras e melhores vão exigir a criação do equipamento, mas infelizmente o jogador não tem como fazer isso.
E pior, ao que parece o jogador não consegue voltar para a galáxia inicial para tentar realizar a missão que acabou por pular, o que é um problema ainda maior.
Sendo assim, resta ao jogador apenas duas opções, a primeira será invocar todas as entidades da galáxia e continuar o jogo com a nave “especial” com hiperpropulsor e rezar para que ela permaneça intacta durante toda a experiência do jogador em No Man’s Sky, a segunda opção e infelizmente a mais comum entre os jogadores é recomeçar tudo do zero.
Até ao momento, o estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, Hello Games, não lançou nenhuma atualização para tentar resolver o problema.