Control Ultimate Edition – Análise PS5

Fevereiro de 2021 trouxe um excelente mês para os subscritores PlayStation Plus, sendo uma das razões a inclusão de Control Ultimate Edition, incluindo o lançamento da versão PlayStation 5. Vamos ver o que melhorou!

Lançado em 2019, Control foi uma espécie de “sleeper hit”, que apesar de não ter alcançado grande sucesso comercial, conseguiu conquistar a crítica. Na altura, joguei-o no meu PC, sendo que foi provavelmente o primeiro jogo com Ray Tracing que experimentei na minha RTX 2070 Super. Como eu, muitos jogadores PC foram absorvidos por essa vertente, sendo que Control mantém-se como um dos jogos com uma implementação de Ray Tracing mais impressionante do mercado.

No lado das consolas, Control teve uma recepção menos positiva, muito por causa da instabilidade do seu desempenho nas consolas base. Na nossa análise, embora muito satisfeita com o jogo no que toca à narrativa e à jogabilidade, a Carla queixou-se das constante quebras de frame rate e dos tempos de carregamento extremamente longos. Acabado de lançar na PlayStation 5, na sua versão Ultimate com todos os DLCs e melhorias, posso dizer que estes problemas foram largamente ultrapassados.

Com a oportunidade de jogar Control Ultimate Edition na PS5 alguns dias antes do lançamento, passei-os mais uma vez imerso neste mundo, que nunca esteve tão bom nas consolas. A versão PlayStation 5, e também a da Xbox Series X, oferece dois modos de jogo, como esta geração nos tem vindo a habituar. Um dos modos foca-se nos efeitos visuais, com Ray Tracing, e sólidos 30 FPS, enquanto que o modo de desempenho deixa de lado Ray Tracing para oferecer 60 FPS.

Para mim, e muitos outros no PC, Control brilha com Ray Tracing, mas não deixa de ser um jogo com mérito sem estes efeitos. Como é também um jogo com frenéticos combates, um frame rate alto e estável é algo indispensável. Voltamos, claro, ao grande dilema desta geração: o que escolher? Para quem tem que ter a melhor apresentação visual e não se importa com 30 fps, certamente não vão ficar desiludidos. O motion blur bem implementado, aliado um frame rate completamente sólido, tornam o modo de fidelidade um espetáculo visual, e explorar a “Oldest House” desta forma é fantástico, e algo que nunca foi possível nas consolas até agora. O Ray Tracing fez completamente o jogo para mim no PC, e a experiência continua impressionante.

Ainda que adore Ray Tracing, como já tem vindo a ser regra na PlayStation 5, a fidelidade do modo de desempenho acaba sempre por levar a melhor depois de experimentar as duas. Perde-se um bocado do fator “wow”, é verdade, e gostava muito que houve um meio termo como em Miles Morales, mas a ação e movimento em geral são muito melhoradas no modo de performance. É importante salientar que, ainda assim, notei algumas quebras neste modo, mas foi algo muito limitado, e principalmente quando há muitas partículas no ecrã. Ressalvo ainda que este modo continua visualmente muito agradável, e a implementação de técnicas como SSR conseguem ser convincentes se não estivermos à procura da perfeição que só o Ray Tracing permite.

Algo que é obviamente muito melhorado em qualquer dos modos, são os tempos de carregamento, que mesmo na PS5 conseguem chegar aos 9/10 segundos, mas são quase irrisórios quando comparados aos longos e frequentes ecrãs de carregamento na última geração, e até no PC com SSDs. Algo que também ajuda a evitar ecrãs de carregamento é a inclusão de cartões de atividade na versão PlayStation 5, algo que os jogos third-party não se têm focado muito. Com Control: Ultimate Edition houve este cuidado, e temos também secções de ajuda bastante detalhadas.


Opinião Final:

Control: Ultimate Edition na PlayStation 5 é a edição definitiva de Control nas consolas, trazendo funcionalidades previamente apenas possíveis no PC com uma estabilidade impressionante e uma excelente experiência.

Do que gostamos:

  • Melhorias significativas face à geração anterior
  • Performance sólida
  • Funcionalidades de ajuda e atividades bem trabalhadas

Do que não gostamos:

  • Não haver um modo de jogo com Ray Tracing e 60 fps, ainda que fosse a uma resolução mais baixa e com outros compromissos

Control: Ultimate Edition está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5 (ambas as versões incluídas) a um PVP de 39,99€, estando gratuito para membros do PlayStation Plus em Fevereiro de 2021.