Durante uma entrevista recente com a Glixel, Hidetaka Miyazaki, criador da franquia Souls, falou sobre diversos assuntos, incluindo as frequentes comparações dos seus jogos com a franquia The Legend of Zelda, da Nintendo.
De acordo com Miyazaki, quando ele era estudante, The Legend of Zelda era verdadeiramente algo de outro mundo, então, sendo bem honesto, ele sente-se profundamente indigno de tal comparação. No entanto, ressalta que os jogos pertencem a géneros completamente diferentes e têm como base conceitos diferentes de game design.
De acordo com ele, ambos não precisam de seguir as mesmas ideias, se há alguma similaridade entre as duas franquias é provavelmente pelo facto de The Legend of Zelda, se ter tornado num padrão para jogos de ação 3D.
Miyazaki ainda explicou que, diferentemente de Zelda, os jogos da franquia Souls foram desenvolvidos para que o jogador se perca naquele universo. Nas palavras dele, o objetivo da equipa envolvida no desenvolvimento é permitir aos jogadores fazerem aquilo que quiserem, que definam os seus próprios objetivos, que façam as suas próprias descobertas, que se agarrem a determinados valores e encontrem a sua própria interpretação daquele universo.
No entanto, esta decisão surgiu por um motivo até inesperado, pois, de acordo com Miyazaki, a equipa não é muito boa a dar orientações, então, ao invés de superar uma deficiência que seria claramente sentida durante o jogo, a equipa optou por se focar nas coisas em que realmente era boa e dar liberdade ao jogador de criar o seu próprio caminho até ao final.
Vale a pena lembrar que a expansão para Dark Souls III, Ashes of Ariandel, será lançada no dia 25 de outubro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.