Durante a PAX West 2018, Mike Pondsmith, criador do RPG Cyberpunk (também conhecido como Cyberpunk 2020) lançado em 1988, revelou que o prototipo inicial de Night City foi inspirado no clássico jogo de gestão homónimo, SimCity.
De acordo com Pondsmith, o design do jogo foi inspirado nas primeiras versões de SimCity, a qual destruiu deliberadamente para que fosse difícil andar pela cidade. Para ele, Night City é onde o universo Cyberpunk se une e ganha vida própria. Ele ainda revelou que todo o trabalho de design foi feito num Apple II, onde o conceito era descobrir o quanto a cidade poderia ser degradada.
Para ele, Night City evoluiu, já que queria ter uma cidade onde as pessoas que não sabiam nada sobre Cyberpunk pudessem sem dificuldades conseguir entender como era aquele universo, sendo projetado como um Parque Temático onde o jogador terá vários núcleos bem delimitados em regiões da cidade, e Cyberpunk 2077, jogo em desenvolvimento pela CD Projekt RED (The Witcher) promete seguir esse mesmo design inicial, criado por Pondsmith, que está a ajudar ativamente no desenvolvimento, já que o jogo será composto por seis distritos diferentes, todos com as suas próprias gangues, cidadãos, empresas, ecossistemas e falhas.
Para ele, uma das razões pela qual Night City será um mundo muito interessante em Cyberpunk 2077, é pelo facto de que a cidade tornou-se incrivelmente detalhada, com isso o jogador não saberá apenas onde está, mas em que momento encontra-se naquela narrativa, quais grupos dominam a região, o que está decorrendo naquele lugar, quem lidera o ambiente político e quem são as pessoas importantes e que devem ser levadas em consideração naquele local.
Vale ressaltar, que recentemente foi anunciado que Cyberpunk 2077, também ganhará uma versão para RPG de mesa no futuro, o que fará esses dois mundos novamente se unirem e retro-alimentarem.
Cyberpunk 2077 será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One numa data ainda por anunciar.