Durante a Gamescom 2018, Patrick Mills, designer de missões em Cyberpunk 2077, revelou ao site PC Gamer, que o jogo seguirá a filosofia de The Witcher 3: Wild Hunt, principalmente as suas expansões.
De acordo com ele, as missões em Cyberpunk 2077 e as expansões de The Witcher 3, partilham de uma mesma “complexidade e longevidade”, sendo que cada uma delas terá um propósito e diversas maneiras de serem abordadas, e não apenas estão ali para representar uma quantidade.
Mills destaca que sempre que o jogador receber uma missão, ele poderá seguir direto para o objetivo da maneira como aquela pessoa citou, mas, ao mesmo tempo, também poderá seguir outros caminhos, e isso tornou Cyberpunk 2077 mais complexo, porque haverão diversas maneiras de resolver cada missão. Para ele se antes já haviam maneiras e decisões de se lidar com uma missão, agora, existem maneiras ainda mais diferentes de se concluir cada missão.
O designer ainda disse que tudo está sendo desenvolvido, não apenas na perspetiva da equipa envolvido no projeto, mas principalmente da perspetiva do jogador, onde, por exemplo, não faz sentido um item aparecer misteriosamente só depois que a missão é conseguida, ou seja, o item sempre estará ali, ele faz parte daquela ambientação e caso o jogador o encontre a qualquer momento do gameplay, poderá o guardar e ele será útil quando necessário.
Para finalizar, Mills revelou que os jogadores devem realmente esperar por algo muito semelhante ao que tiveram em The Witcher 3, principalmente nas suas expansões, porque essa é a filosofia de design na qual estão a se inspirar para desenvolver Cyberpunk 2077.
Paralelo a isso, a CD Projekt RED divulgou algumas artes conceituas (imagens ao final da notícia) do jogo, porém, o mais interessante é que alguns jogadores, notaram que numa das imagens existe um link. Com isso o mistério só se intensificou, já que ao entrar no link é possível ver a imagem abaixo com o texto “More Than Meets the Eye” (Mais do que os olhos podem ver):
Isso levou há que vários jogadores ficassem curiosos sobre o que significava aquela mensagem e através de uma discussão no reddit, alguns utilizadores descobriram que ao utilizar um editor XML, uma Cifra de César aparece. Ao resolvê-la, surge mais uma imagem, onde pede que utilizem o “ID fornecido”. Devido a ausência desse ID parece que ainda o mistério está longe de chegar ao seu fim.
Cyberpunk 2077, por enquanto ainda não possui data de lançamento anunciada, porém, já foi anunciado para PC, PlayStation 4 e Xbox One.