
Numa entrevista exclusiva à IGN durante a LA Comic Con, Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games e argumentista de jogos icónicos como Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, explicou finalmente porque nunca tivemos uma sequela para o aclamado Bully, lançado em 2006. Segundo Houser, o principal motivo foi uma questão de “largura de banda” ou, por outras palavras, falta de capacidade e recursos para desenvolver todos os projetos que gostariam.
“Se tens uma equipa criativa principal pequena e uma liderança sénior pequena, simplesmente não podes fazer todos os projetos que queres”, confessou Houser. Apesar de Bully ter sido um título de culto com enorme popularidade, a equipa da Rockstar teve de priorizar grandes produções como GTA e Red Dead, deixando assim de lado a possibilidade de focar num Bully 2.
Desde que saiu da Rockstar em 2020, Dan Houser fundou a sua nova empresa, Absurd Ventures, que já trabalha em dois projetos simultâneos com uma equipa reduzida. A dificuldade de gerir múltiplos projetos com uma equipa pequena é uma lição que ele afirma aplicar rigorosamente no novo estúdio.
Bully destacou-se ao oferecer uma experiência única e humorística numa escola interna, mas a sequela nunca chegou a ser lançado apesar de ter estado em desenvolvimento na Rockstar New England durante o final dos anos 2000. Algumas ideias deste projeto cancelado acabaram por ser reaproveitadas em outros títulos da Rockstar, como Red Dead Redemption 2.
Por enquanto, o foco da antiga equipa Rockstar está em títulos como o muito aguardado GTA 6, previsto para lançamento em Maio de 2026, mostrando que, mesmo para estúdios gigantes, gerir a quantidade de projetos é um desafio constante e que nem todos os sonhos conseguem ser concretizados ao mesmo tempo.
Fonte: IGN