Foi no final de 2012 que muitos foram apanhados de surpresa com o anuncio de que a Disney havia comprado a Lucasfilm Ltd e ficaria responsável pela marca Star Wars, seja no cinema, merchandising e até mesmo videojogos.
E de acordo com uma publicação feito pelo The Wall Street Journal, a Disney não ficou nem um pouco satisfeita com as polémicas e criticas negativos dos utilizadores e da imprensa em relação a maneira como as microtransações estavam a funcionar em Star Wars Battlefront II.
O CEO da Disney, Robert Iger chegou mesmo a entrar em contacto com o chefe de produtos e midia interativa da Electronic Arts, Jimmy Piraro para discutir o assunto, já que teria ficado preocupada com a repercussão negativa do caso para a marca Star Wars como um todo.
Paralelo a isso, uma fonte informou ao site VentureBeat, que o próprio Pitaro rapidamente entrou em contato com o CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson e dessa conversa resultou a desativação temporária do sistema de microtransações até que o mesmo fosse analisado e refeito de maneira a não gerar mais problemas.
O site MP1st também confirmou a informação divulgada pela fonte e revelou que a Disney também ficou preocupada com o tempo que a Eletronic Arts demorou para responder as criticas negativas e estaria inclusive a ponderar rever o contrato de exclusividade da empresa para produzir os jogos da franquia. O site tentou falar com a EA para que comentasse o ocorrido, porém a empresa disse que não ia fazer qualquer comentário sobre o assunto.
Star Wars Battlefront II já está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.