Em entrevista ao site Game Informer, o designer da Motion Twin, Sébastian Bénard, falou um pouco sobre Dead Cells, um dos jogos independentes mais elogiados de 2018, que inclusive recebeu o prémio de Melhor Jogo Independente de 2018 no The Game Awards 2018.
De acordo com Bénard a ideia inicial era completamente diferente, já que o jogo, na verdade seria um Tower Defense gratuito para plataformas moveis intitulado Hordes Zero. Porém, durante o desenvolvimento a equipa encontrou diversos problemas já que o jogo não era tão divertido quanto outros jogos do género.
A equipa então trabalhou intensamente de maneira a corrigir esses problemas, até que um amigo de outro estúdio comentou que uma parte do prototipo do jogo, era bem mais interessante do que aquilo que estavam a trabalhar como um todo. A partir dai, decidiram começar a fazer diversos cortes e mudanças no projeto original e desistiram do género Tower Defense e foram em direção a um jogo de plataforma ao estilo Metroidvania.
Bénard também comentou sobre a fase de Acesso Antecipado que o jogo recebeu e revelou que não estavam propriamente confiantes quando iniciaram essa fase, e ficaram extremamente surpresos com a resposta da comunidade e a maneira como os jogadores entenderam aquilo que a equipa gostaria de entregar.
Ele ainda revelou que inicialmente a equipa da Motion Twin acreditava que o desenvolvimento e melhorias do jogo durante essa fase ficaria 80% a cargo de ideias e conceitos da equipa e 20% da comunidade, porém, durante o processo acabaram por entender que a responsabilidade pelo desenvolvimento do projeto seria igual para ambos os lados. Sendo assim, a equipa tinha uma visão clara do que gostaria de entregar, porém, receberam também muitas sugestões da comunidade.
Questionado sobre a possibilidade de Dead Cells receber uma sequela, Bénard revelou que no momento em que um estúdio cria um projeto de sucesso, o melhor a ser feito é apanhar toda essa energia positiva gerada e focar num projeto diferente. Por isso, não haverá Dead Cells 2, já que o foco do estúdio será criar algo completamente diferente, enquanto oferecem suporte ao jogo atual.
Para finalizar o designer brincou que se existir um Dead Cells 2, é porque a equipa realmente está a precisar de dinheiro.
Dead Cells está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.