Desde o seu lançamento em março deste ano, The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem sido amplamente elogiado por trazer diversos elementos novos ao género de jogos de mundo aberto, que com certeza irá influenciar outros jogos no futuro.
Em entrevista ao GamesIndustry.biz, dois desenvolvedores de jogos dentro do género deixaram a sua opinião sobre o jogo, destacando o seu conteúdo e coragem.
Damien Monnier, designer sénior de The Witcher 3: Wild Hunt, ex-funcionário da CD Projekt RED e atual designer chefe da Techland, acredita que Zelda: Breath of the Wild estabeleceu um novo nível para o padrão esperado em jogos de mundo aberto de agora em diante, e elogiou os profissionais que trabalharam no jogo.
Na opinião dele, o jogo conseguiu trazer as clássicas mecânicas de jogos de mundo aberto para a série Zelda, mas, ao mesmo tempo, não se apoiou unicamente em nenhum delas para conduzir o jogador pelo seu universo. Monnier destaca que o jogador explora algo porque quer saber o que lá está, e não porque aparece um ícone a dizer para que tal seja feito.
Benjamin Plinch, designer chefe de Assassin’s Creed: Unity e For Honor, disse que Zelda: Breath of the Wild mostrou algo que a maioria dos designers já conhecem, mas que é difícil de alcançar. Na opinião dele, os jogos de mundo aberto estão a evoluir para algo totalmente novo.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild está disponível para Nintendo Switch e Wii U desde o dia 3 de março.