
A propósito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, a Huawei reforça a importância dos cuidados de saúde acessíveis, da deteção precoce de doenças cardiovasculares e da sua monitorização contínua. Em prol do mote da World Heart Federation (Federação Mundial do Coração), Não Perca o Ritmo (Don’t Miss a Beat), a marca anuncia melhorias significativas das funcionalidades do HUAWEI Watch D2, para que os utilizadores possam monitorizar a sua saúde cardiovascular a cada batimento.
Segundo a Federação Portuguesa de Cardiologia[1], as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e representam um terço da mortalidade total. A campanha da World Heart Federation sublinha que até 80% das mortes prematuras por doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC) podem ser evitadas através da sensibilização, da intervenção atempada e da escolha de um estilo de vida mais saudável.
Entre os fatores de risco mais significativos para as doenças cardiovasculares, os ritmos cardíacos irregulares destacam-se como uma ameaça silenciosa que se desenvolve frequentemente sem sintomas percetíveis, afetando progressivamente a função cardíaca ao longo do tempo. Do mesmo modo, a hipertensão representa outro fator de risco que danifica progressivamente os vasos sanguíneos e os órgãos vitais. Estas condições criam uma lacuna substancial nos cuidados cardiovasculares, em que quase metade dos adultos afetados continua por diagnosticar, devido ao acesso limitado a ferramentas de monitorização de nível profissional para uma gestão eficaz.