
Muitos jogos enfrentam, hoje em dia, reações de fãs que passam de críticas construtivas a ataques pessoais e até ameaças de morte contra os seus criadores, algo que já aconteceu com vários jogos e voltará a acontecer. Final Fantasy XIV, especialmente com a expansão Dawntrail, é um exemplo disso, ao ter recebido duras críticas e, mais recentemente, reações negativas pela remoção do mod popular Mare Synchronos.
O diretor do jogo, Naoki Yoshida (conhecido como Yoshi-P), discutiu este tema durante a PAX West e explicou como lida com o feedback dos fãs. Ele procura encarar as críticas de forma objetiva e afastar sentimentos pessoais para tentar melhorar o seu trabalho, mas rejeita críticas não construtivas.
Yoshi-P apela para que os jogadores entendam que há pessoas reais por trás dos jogos, e que críticas muito duras podem desmotivar e até levar produtores a abandonar a indústria. Ele defende que as críticas devem ser feitas de forma construtiva, evitando ofensas que causem danos emocionais. Este posicionamento faz parte da sua experiência pessoal, tendo inclusive defendido colegas, como a atriz de voz de Wuk Lamat, que enfrentou ameaças graves.
Apesar da atitude agressiva de alguns fãs, Yoshi-P reforça que os produtores apenas querem criar jogos que os jogadores gostem e espera que os jogadores possam reconsiderar a forma como expressam as suas frustrações online.
Fonte: TheGamer