E3 2017: Sony diz que bloqueio do crossplay é uma responsabilidade sua para com os jogadores

Durante varias conferências na E3 2017, jogos foram anunciados com o cross-play. A Microsoft na sua conferencia, anunciou que Minecraft um dos jogos mais populares do mundo, terá multiplayer em conjunto com o PC, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, plataformas móveis e até dispositvos VR.

Porém a PlayStation 4 é a única ausência desta lista a manter-se isolada de todas.

O mesmo aconteceu ontem, com a Nintendo na sua conferência a anunciar Rocket League para a Switch e também a unificação com todas as plataformas, ou melhor, quase todas já que mais uma vez a PlayStation 4 ficará isolada, apesar de ainda manter o cross-play com o PC.

No domingo uma das desenvolvedores de Minecraft, afirmou mesmo no Twitter que adoraria ter os jogadores da PlayStation nessa unificação, porém algo correu mal.

 

Para esclarecer tudo isso, questionaram o chefe da Sony Europe, Jim Ryan, sobre o cross-play e ele confessou que a Sony recusou a oferta de unificar as plataformas com esses jogos, e que isso se deve a “uma responsabilidade da empresa com a sua base instalada de jogadores”.

De acordo com Ryan, a empresa está aberta a conversar com qualquer estúdio ou publisher, mas infelizmente isso é uma discussão comercial entre a Sony e outros investidores e não pretende entrar em detalhes mais específicos quanto a isso.

Ele ainda afirmou que Minecraft é um jogo que possui muitas pessoas jovens e a Sony possui um contrato social com essas pessoas que jogam online na PlayStation, então expor essas crianças a influencias externas é algo que tem que ser feito com muito cuidado.

Porém, o chefe da Sony Europe, foi mais uma vez questionado dessa vez relação a Nintendo que é uma empresa mundialmente conhecida pelo seus esforços em jogos familiares e preocupação com os jogadores mais jovens e que mesmo assim aceitou a unificação em ambos os casos.

Ryan respondeu que cada empresa tem que tomar as suas próprias decisões, e a Sony optou por essa decisão, mas não possui qualquer problema com a filosofia do cross-play.