Durante varias conferências na E3 2017, jogos foram anunciados com o cross-play. A Microsoft na sua conferencia, anunciou que Minecraft um dos jogos mais populares do mundo, terá multiplayer em conjunto com o PC, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, plataformas móveis e até dispositvos VR.
Porém a PlayStation 4 é a única ausência desta lista a manter-se isolada de todas.
O mesmo aconteceu ontem, com a Nintendo na sua conferência a anunciar Rocket League para a Switch e também a unificação com todas as plataformas, ou melhor, quase todas já que mais uma vez a PlayStation 4 ficará isolada, apesar de ainda manter o cross-play com o PC.
No domingo uma das desenvolvedores de Minecraft, afirmou mesmo no Twitter que adoraria ter os jogadores da PlayStation nessa unificação, porém algo correu mal.
We would love to have PlayStation players along with the unified Minecraft, hope that we can. https://t.co/hRGPG8Aj8a
— Aubrey @ E3 (@Chupacaubrey) 11 de junho de 2017
Para esclarecer tudo isso, questionaram o chefe da Sony Europe, Jim Ryan, sobre o cross-play e ele confessou que a Sony recusou a oferta de unificar as plataformas com esses jogos, e que isso se deve a “uma responsabilidade da empresa com a sua base instalada de jogadores”.
De acordo com Ryan, a empresa está aberta a conversar com qualquer estúdio ou publisher, mas infelizmente isso é uma discussão comercial entre a Sony e outros investidores e não pretende entrar em detalhes mais específicos quanto a isso.
Ele ainda afirmou que Minecraft é um jogo que possui muitas pessoas jovens e a Sony possui um contrato social com essas pessoas que jogam online na PlayStation, então expor essas crianças a influencias externas é algo que tem que ser feito com muito cuidado.
Porém, o chefe da Sony Europe, foi mais uma vez questionado dessa vez relação a Nintendo que é uma empresa mundialmente conhecida pelo seus esforços em jogos familiares e preocupação com os jogadores mais jovens e que mesmo assim aceitou a unificação em ambos os casos.
Ryan respondeu que cada empresa tem que tomar as suas próprias decisões, e a Sony optou por essa decisão, mas não possui qualquer problema com a filosofia do cross-play.